Negociada pauta de reivindicação do Grito da Terra Ceará 2011

12 de julho de 2011 - 12:22

Fetraece e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais realizam a manifestação de 12 a 13 de julho

Foi realizada, nesta terça-feira (12), audiência na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) com a (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) com representantes de várias secretárias estaduais, para discutir a pauta de reivindicação do 13° Grito da Terra.

A manifestação é realizada pelo movimento sindical anualmente em todo país, pedindo melhores condições de vida e trabalho no campo. No Ceará, a negociação da pauta foi realizada com a divisão de dois grupos de discussão: um grupo com as secretarias da saúde, educação e segurança e outro com a SDA. Segundo Moisés Brás, presidente da Fetraece, algumas das reivindicações já estavam sendo debatidas desdo início do ano.

Foram 26 pontos tratados com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e coordenadores. Sobre a demanda de universalização da assistência técnica, principalmente para os assentamentos, o Pacto Federativo vai disponibilizar R$ 22 milhões para a criação de 63 escritórios da Ematerce e a contratação de 263 agentes rurais para 2011 e mais 262, para o ano seguinte.

As reivindicações de apoio às cadeias produtivas da agricultura familiar, a universalização da distribuição de sementes, a implantação de casas digitais e de cisternas de placas – com a inclusão de municípios na região do semiárido – serão contempladas em projetos da SDA. As demandas que não foram atendidas serão tratadas em outras reuniões.

De acordo com Moisés, a pauta inteira é importante para o movimento, sendo a junção de forças o auxílio para os trabalhadores. “Negociamos para o Brasil como um todo”, afirma o presidente da Fetraece. Segundo o secretário da SDA, há questões da autonomia da secretaria e outras que devem ser levadas ao governador. “ Mantemos diálogo permanente com os movimentos sociais”, disse Nelson.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105