Assinado convênio para construção de 22.500 cisternas

13 de julho de 2011 - 12:20

Serão beneficiadas 11 regiões do Ceará

O Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, assinou na última segunda feira (11) o convênio para a construção 22.500 cisternas de placas no Ceará. Doze organizações não governamentais (ONGs) já foram autorizadas, através de licitação, para a iniciar o projeto dividido em 11 territórios no Estado (Região Metropolitana, Cariri, Centro Sul, Inhamuns, Ibiapaba, Vale do Jaguaribe, Sertão Central, Região Norte, Sertões de Canindé, Região de Baturité e Vale do Curú e Aracatiaçu.)

O programa Cisterna de placas é uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O objetivo é difundir o abastecimento d’água por todo o interior do Estado facilitando a vida e o trabalho dos moradores e trabalhadores do campo. “ As cisternas também irão melhorar a convivência sustentável com o Semiárido e reduzir o contágio de doenças através da água”, explica a coordenadora do programa, Mércia Sales.

A assinatura para estas construções faz parte do convênio realizado em 2010, onde o MDS autorizou e liberou recursos para a construção de 49 mil cisternas. 26.500 já estão em fase de conclusão. Ao todo 294 mil famílias serão beneficiadas.

No início de julho, o Secretário Nelson Martins esteve em Brasília para ampliar o programa. Em reunião, no MDS, o Secretário assegurou recursos na ordem de R$ 40 milhões para a construção de mais 46 mil cisternas. A contrapartida do Governo será de mais R$ 40 milhões. A previsão é terminar todas as construções em dezembro de 2012. “ Até o fim do ano que vem, queremos universalizar o abastecimento de água no Ceará”, finaliza Nelson Martins.

Assessoria de Comunicação- Amanda Sobreira