Agropolos e SDA realizam Dia de Campo da Mamona em Mauriti

15 de julho de 2011 - 19:55

Estima-se que o Ceará irá colher safra de nove mil toneladas de mamona e girassol em 2011

Instituto Agropolos e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizaram, ontem (14), Dia de Campo da Mamona, em Mauriti. A atividade aconteceu no Sítio Pombos, numa Unidade Técnica Demonstrativa (UTD), desenvolvida através de parceria do Agropolos com o agricultor José Barreira. O evento objetivou incentivar o cultivo da mamona, mostrando aos produtores a importância do uso de técnicas apropriadas no cultivo da cultura.

O secretário Adjunto da SDA, Antônio Amorim, participou da atividade e ressaltou as vantagens de se trabalhar com a oleaginosa. Ele lembrou que o produtor de mamona recebe apoio do Governo do Estado, através de subsídios e garantia de compra pelo preço mínimo de R$ 1 real. “A mamona traz a possibilidade de dobrar a renda do agricultor sem aumentar a área desmatada”, afirmou.

O senhor José Barreira cultiva 15 hectares de oleaginosas, entre mamona e girassol. A área onde aconteceu o Dia de Campo compreende dois hectares. Ali, a mamona foi plantada em consórcio com feijão e abóbora. De acordo com Barreira, a mamona se autodefende e defende as outras culturas. O agricultor elogiou todo suporte recebido pelos técnicos do Agropolos. “Aqui eu tive análise de solo, colocação de calcário, fósforo e recebi orientações sobre o espaçamento correto para o plantio”, lembrou.

Um total de 100 agricultores dos municípios de Aurora, Barro, Porteiras, Jati, Brejo Santo, Milagres e Penaforte participaram da atividade. Atentos, eles assistiram as explicações dos técnicos, que mostraram as diferenças, facilmente visíveis, em áreas onde não foi colocado nenhum tipo de adubo; outras preparadas com adubo químico e áreas com adubo orgânico.

Foi visitada também a plantação de José Martins, em Várzea Redonda. Ele cultiva área de um (1) hectare de mamona irrigada e consorciada com milho, feijão e sorgo. A plantação é acompanhada pelos técnicos do Agropolos e recebeu adição de 120 gramas de fosfato natural em cada cova. O resultado é que já se enxerga pés de mamona com doze cachos bastante nutridos.

De acordo com Coordenador Estadual do Programa Biodiesel, Elísio Sampaio, estima-se que o Ceará irá colher safra de nove mil toneladas de mamona e girassol em 2011, numa área de 26 mil hectares. O Programa Biodiesel atende 114 municípios e 22.300 produtores. No cariri, há 2.100 produtores de oleaginosas com uma área de três mil hectares plantada. A previsão de colheita é de 800 toneladas.

 

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo) 3101.7631