Tanques-rede são entregues em Banabuiú

16 de julho de 2011 - 19:51

São 20 tanques que podem cultivar até 24 toneladas de peixe por ano

Comer um peixe frito ou cozido é bom demais. Melhor ainda quando o cultivo dele gera melhoria de renda e vida para comunidades. Com este objetivo, foram entregues 20 tanques-rede, nesta sexta-feira (15), uma ação do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (PRONAT). O investimento de R$ 12 mil vai possibilitar o cultivo de três mil alevinos por tanque, podendo gerar 24 toneladas de peixe por ano.

À beira das águas azuis do açude Banabuiú, os filhos de pescadores fundaram a Associação de Jovens Aquicultores e Produtores de Banabuiú. Damião de Assis só tem 25 anos, mas já é presidente da associação com 23 pescadores. Ele contou que depois de fazer o curso de piscicultura, os jovens se uniram para cultivar a tilápia.

Segundo Damião, com o recebimento dos tanques, o próximo passo é a outorga de cultivo e o crédito para a compra de alevinos e ração. “É uma oportunidade boa para completar a renda, porque a vida de pescador é bem complicada. A pesca tem mês que dá e mês que não dá”, desabafou.

O projeto tem recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). O enfoque é o fortalecimento da juventude com novas alternativas de trabalho e renda de maneira sustentável, explicou Cléber Leite, articulador da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial (CODET).

Para Cristiano Góes, coordenador de Planejamento e Gestão, a associação poderá contar com a SDA para acompanhar o desenvolvimento do projeto. Pois, a secretaria tem como meta o incentivo às cadeias produtivas. “O local tem um potencial fantástico, uma riqueza para a área produtiva, só é preciso saber aproveitar”, disse.

Agradecido com a entrega dos tanques, Genival Maia, presidente da colônia de pescadores Z-14 de Banabuiú, disse que o projeto vai ajudar a manter os jovens fora das drogas e no seu local de origem. “Vamos fazer de tudo para ajudar no cultivo das tilápias”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85)3101.7631