Catamarã beneficia população do Assentamento Maceió

18 de julho de 2011 - 19:48

Cerca de mil famílias vivem no assentamento, sendo que 354 serão beneficiadas diretamente

Fé e homenagem marcaram a entrega de um catamarã neste domingo (17) em Itapipoca. A Associação dos Pescadores do Imóvel Maceió recebeu a embarcação, uma demanda do Assentamento Maceió, que beneficiará diretamente 354 famílias. Para Flávio Barbosa, coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o ato significa mais uma conquista.

Uma procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores, iniciou o evento. Seguido por uma missa e uma homenagem ao mais antigo professor da pesca artesanal na região, José Félix de Moura ou como é mais conhecido Zé Inez. Em uma de suas histórias sofreu um naufrágio, passando três dias à deriva no mar. Aos 80 anos, com mais de 40 trabalhando na pesca, está afastado de sua paixão por causa de um derrame. “ Ainda sinto muita falta do mar”, disse com dificuldade.

Segundo o presidente da associação, Francisco de Assis, em certas épocas do ano o vento forte atrapalha a pesca artesanal. A nova embarcação é mais resistente e mantém o equilíbrio. “ Por semana poderemos pescar de 250 a 300 quilos”, afirmou. Futuramente, a associação também pretende trabalhar com turismo ambiental. O subprojeto produtivo de pesca artesanal faz parte do Projeto São José, com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD).

O secretário executivo de Desenvolvimento Agrário, Wilson Brandão, entregou o certificado da embarcação e parabenizou a comunidade pelo desenvolvimento do assentamento. Hoje, o local tem 12 comunidades, somando quase mil famílias que vivem da pesca, da agricultura, do cultivo de algas e do artesanato. “ É uma lição de que a reforma agrário dá certo”, disse.

Para finalizar o evento, foi dada a largada da 1° Regata Ambiental de Paquetes. Um barco mais leve feito com isopor, muito utilizado pelos pescadores. Com a regata, os assentados pretendem incentivar o turismo ambiental e sustentável, explicou o presidente Francisco de Assis.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.7631