Comunidades de Catunda recebem investimentos da SDA

21 de julho de 2011 - 19:38

Foram investidos R$145 mil, através de convênio da SDA, com IDEF e projetos Dom Hélder Câmara e Biodiesel

Moradores do assentamento Arvoredo em Catunda realizaram, ontem (20), Dia de Campo para visita de experiências agrícolas exitosas daquela comunidade. Na ocasião, foram entregues máquinas e equipamentos que irão atender 17 comunidades, beneficiando 180 famílias. A atividade contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Antônio Amorim, e do Coordenador Estadual do Programa de Oleaginosas na SDA, Ademarzinho Holanda.

O secretário adjunto entregou uma batedeira de mamona, plantadeiras, cultivadores, roçadeiras, pulverizadores, além de embalagens e máquinas para extração de óleo de amendoim e gergelim. Foram investidos R$145 mil, através de convênio da SDA com o Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar (IDEF) e projetos Dom Hélder Câmara e Biodiesel.

Antônio Amorim ressaltou a importância da soma de esforços entre SDA, Ematerce, Instituto Agropolos, PDHC, e comunidades para melhoria da qualidade de vida no campo. Segundo Amorim, a mamona ocupa posição estratégica para que o Estado avance no combate a extrema pobreza. “Quem planta mamona dá um grande passo e ocupa o momento da entressafra, aumentando a renda sem aumentar muito os esforços”, destacou.

Foi visitada a roça do agricultor Raimundo Victor. Ele plantou área de um (1) hectare de mamona consorciada com algodão, milho e feijão. Visitou-se também o roçado do agricultor Anastácio Rodrigues, que cultiva área de 1,3 hectare de mamona em consórcio com algodão orgânico, feijão e gergelim. Técnicos do Agropolos, IDEF e Ematerce orientaram os agricultores sobre práticas conservacionistas e melhoramento do solo com adição de esterco e fosfato natural.

De acordo com Ademarzinho Holanda, estima-se que o Ceará colherá 30 milhões quilos de oleaginosas, numa área de 50 mil hectares, em 2011, registrando crescimento em torno de 300% na produção. Ademarzinho atribui tal crescimento ao bom inverno e incentivos governamentais que os agricultores estão recebendo nos últimos anos. Espera-se que Catunda produza 216 mil quilos de oleaginosas em área de 480 hectares plantada.

O Dia de Campo na comunidade Arvoredo encerrou com momento festivo de entrega das máquinas, exposição de artesanatos do grupo local e barracas com comidas típicas e sucos naturais. Estiveram presente no evento, a presidente do STTR de Catunda, Joana D`arc, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Ceará (Fetraece), Moisés Braz; representantes do PDHC, Ana Paula, do BNB, Victor Brendo e o coordenador do IDEF, Valfrido Ferreira.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (85)3101.7631