Perfil do Secretário

28 de julho de 2011 - 19:10

Francisco José Teixeira, Dedé Teixeira como o povo o conhece,nasceu em 03 de julho de 1962 em Aracati-Ceará.Filho de José Teixeira da Rocha e Maria Idélia Teixeira. Casado com Mônica Borges e Pai de duas filhas Ana Beliza Teixeira e Mabel Teixeira. Desde 1982, engajou-se no movimento de emancipação política de Icapuí,então distrito de Aracati.

Em 1982, engajou-se no movimento de emancipação política de Icapuí, o que ocorreu em 1984. Formado pela Escola de Governantes do Ceará, Dedé Teixeira exerceu o cargo de Secretário de Comunicação e Turismo em 1987, na Prefeitura de Icapuí, sendo eleito prefeito do município em 1988, voltando ao cargo em outras duas gestões (1997-2000 e 2001-2004).

À frente da Prefeitura de Icapuí, Dedé Teixeira implantou uma nova cultura política no município, valorizando o Orçamento Participativo e colocando a população no centro das decisões.

A cultura recebeu olhar especial, culminando com a realização dos Acampamentos da Juventude. O reconhecimento aos excelentes resultados à frente da prefeitura veio através de vários prêmios e inúmeros convites para falar da experiência positiva e dos projetos inovadores da gestão pública em cidades do Brasil e do exterior:

1991 Icapuí recebe do Unicef o Prêmio ‘Criança, Paz e Educação’, por ter conseguido colocar todas as crianças na escola.
1992 Prêmio ‘Mérito à Ética Política’, concedido pelo Centro Industrial do Ceará (CIC).
1999 Prêmio Projeto Luz, concedido pela JICA (Agência de Cooperação do Japão).
2000 Secretaria de Turismo Qualificação Profissional para Geração de Trabalho e Renda Fundação Getúlio Vargas (FGV)
2000 Prêmio Município Amigo da Criança OPAS e Conasems
2000 Conquista o Selo Unicef 1ª Edição
2000 Prêmio Fundação ABRINQ, Prefeito Amigo da Criança
2000/2001 Prêmio Cobertura 100% do Programa de Saúde da Família, outorgado pelo Governo do Estado do Ceará
2001 Dia Feliz Programa de Gestão Pública e Cidadania FGV
2002 Conquista o Selo Unicef 2ª Edição
2002 Prêmio ‘Bumba-Meu-Boi’, concedido pela Revista Fácil Nordeste
2002 Prêmio ‘Melhores Prefeitos do Ceará’, único município cearense consagrado em 15 edições

Por seu desempenho à frente da Prefeitura de Icapuí, Dedé Teixeira integrou a assessoria da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), vinculada à Presidência da República, por mais de um ano, entre 2005 e 2006. Na Seap, ajudou a rearticular a política de pesca no Norte e Nordeste do Brasil.

Eleito deputado estadual em 2006 e reeleito para o segundo mandato em 2010 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dedé Teixeira assume a Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA), sucedendo Nelson Martins, que ficou a frente da pasta ente 2011 e 2014.