CEDR realiza 44ª reunião ordinária

29 de julho de 2011 - 00:00

O grupo discutiu sobre desertificação e redirecionamento do Semiárido cearense

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR), presidido pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, realizou sua 44ª reunião ordinária na manhã dessa sexta-feira (29). No auditório da SDA, membros do conselho assistiram a apresentação do Programa Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos efeitos da Seca e um documentário relativo ao redirecionamento do Semiárido cearense.

A coordenadora do Grupo Permanente de Combate à Desertificação (GPDC), Liduina Carvalho, apresentou um estudo com as áreas onde o processo de desertificação está mais acentuado e falou dos desafios na execução de ações que amenizem o problema. Liduína Carvalho ressaltou que “há necessidade da soma de esforços e divisão de responsabilidades entre vários atores sociais na implementação de políticas preventivas e corretivas de desertificação”.

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) apresentou estudo que constata redução nas precipitações pluviométricas do Ceará. O estudo coloca quase todos os municípios cearenses incluídos na região Semiárida. De acordo com o secretário Nelson Martins, atualmente há 32 municípios do Estado que não são considerados do Semiáriado e são muito prejudicados, pois deixam de ter um tratamento diferenciado pelas políticas públicas do Governo Federal.

Nelson Martins informou que encaminhará os estudos apresentados no CEDR para a Assembleia Legislativa, Ministério da Integração Nacional e tentará reabrir a discussão com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para alterar o dimensionamento e incluir mais municípios no Semiárido.“ Ao acrescentarmos mais municípios no Semiárido nós estamos permitindo que essas ações diferenciadas sejam implementadas nesses municípios”, frisou.

A próxima reunião do CEDR ficou prevista para 02 de agosto, às 14 horas, na SDA. O CEDR é um conselho deliberativo presidido formado por organizações governamentais e não governamentais, instituições financeiras e entidades que representam a agricultura familiar no Estado.

Assessoria de Comunicação da SDA-  Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo) 3101.8105