SDA realiza oficina sobre Crédito Fundiário

2 de agosto de 2011 - 00:00

O encontro objetivou identificar os principais obstáculos na implementação do PNCF

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou nessa manhã de terça-feira (02) oficina sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Organizado pela Unidade Técnica Estadual (UTE) do PNCF e Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (Cocred), o encontro objetivou identificar os principais obstáculos que cada parceiro enfrenta nas diferentes etapas de implementação do programa.

A oficina contou com a participação de representantes do Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Instituto Agropolos, Idace, Ematerce e mais nove empresas e ONGs parceiras do PNCF.

O secretário da SDA, Nelson Martins, falou da importância da oficina para discutir formas de intensificação das ações do PNCF e elogiou a forma participativa em que o programa é gestado. “Nada mais importante que a gente trabalhar diretamente com as organizações não-governamentais que podem em parceria conosco aqui da SDA, com o ministério (MDA), e com o movimento sindical dos trabalhadores/as rurais viabilizar o impulso do programa”, comentou.

Já o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, ressaltou a importância do PCNF para os agricultores que querem empreender e frisou que é preciso pensar os assentamentos de forma diferente. “É preciso inovar e criar mais possibilidade de geração de renda. Quando se trabalha com crédito fundiário é no sentido das pessoas evoluírem”, destacou.

A coordenadora da UTE, Leuda Cândido, destacou o autonomia das comunidades, o que garante transparência e controle social do programa. Ela comentou que a oficina servirá para estabelecer compromissos com os agentes financeiros e sociais e com as empresas de assistência técnica que formam parceria com o PNCF.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo) (85) 3101.8105