Projeto de inclusão social beneficia criadores em Tauá

4 de agosto de 2011 - 00:00

São 70 criadores beneficiários do Projeto de Inclusão Social através da Caprinocultura Leiteira

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) promove curso de gestão para 70 caprinocultores, em Tauá. A capacitação acontece de 09 a 11 de agosto, no Assentamento Angicos, e de 16 a 18 do mesmo mês, no Perímetro Irrigado Várzea do Boi. Os criadores são beneficiários do Projeto de Inclusão Social através da Caprinocultura Leiteira, desenvolvido pela SDA em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

O curso será ministrado pela consultora do Sebrae, Dalviane Lopes, e contemplará noções de empreendedorismo, planejamento da propriedade, mercado e custos. Segundo Sérgio Romiro, um dos articuladores do projeto, a ideia é preparar os criadores para que eles tenham sucesso no gerenciamento do próprio negócio. Ele acrescenta que os beneficiários do projeto são pessoas que se encontram abaixo da linha de pobreza e oriundas do Cadastro Único do Estado (Cadúnico).

O supervisor do Núcleo de Ovinocaprinocultura da SDA, Antônio Nunes, comenta que escolheu-se trabalhar com caprinocultura porque os Inhamuns tem aptidão para essa atividade. “Tal região oferece condições favoráveis a criação de caprinos e esta é uma atividade vocacional e tradicional nos municípios do Semiárido”, justificou.

O Projeto de Caprinocultura Leiteira de Inclusão Social é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e Governo do Estado do Ceará através da STDS e executado pela SDA, com o apoio do Instituto Agropolos e das Secretarias de Agricultura Municipais. A ideia é que os beneficiários do projeto sejam fornecedores do Programa Leite Fome Zero.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo)(85) 3101.8105