Projeto UTDs realiza Dia de Campo em Tauá

22 de agosto de 2011 - 11:28

Nas Unidades Técnicas Demonstrativas, os agricultores aprendem técnicas de melhor aproveitamento da cultura

22/08/2011

O Projeto Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e demais instituições parceiras do Polo de Produção de Biodiesel dos Inhamuns, realizaram na última sexta-feira (19), Dia de Campo Sobre Cultivo da Mamona, em Tauá. A atividade aconteceu na UTD do agricultor Iramar Marcelino, em São João do Trici e objetivou fortalecer a produção de mamona na região com a construção e multiplicação de novos conhecimentos no cultivo da oleaginosa.

A UTD do agricultor Iramar Marcelino tem área de 1 hectare, onde a mamona foi plantada em consórcio com milho e feijão. O terreno foi preparado com biofertilizantes produzidos a partir de esterco, urina e plantas como mata-pasto, catingueira, leucena e nim. Iramar Marcelino comenta que é possível encontrar pés de mamona com até 19 cachos e elogiou o apoio que recebeu dos técnicos do projeto. “Se eu continuar recebendo essa ajuda em orientação técnica vou dobrar a área plantada”, afirmou.

O responsável técnico estadual pelo Projeto UTDs, Wanderley Magalhães, acrescenta que foi feita a correção de solo com adição de fosfato natural. Além disso, foi feito o desbaste da mamona e a poda do ramo principal nos primeiros 40 dias, o que eles chamam de capação. Magalhães frisou que o objetivo das UTDs é “trabalhar tecnologias viáveis, visando a sustentabilidade e a permanência do agricultor familiar no campo”.

O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, participou da atividade e falou da importância do cultivo da mamona para inclusão econômica e social dos agricultores. Amorim ressaltou que a mamona e outras oleaginosas permitem que o agricultor aumente a renda familiar com facilidade.”Com a mamona o agricultor pode dobrar sua renda, sem dobrar o esforço e sem aumentar a área desmatada”, frisou.

O Dia de Campo contou também com a presença do coordenador estadual do Programa de Oleaginosas na SDA, Ademarzinho Holanda, representante da Petrobrás e técnicos da Ematerce e Instituto Agropolos. UTDs é um projeto da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Brasil de Gestão e Competência Estratégica (Ibragec), em parceria com o Governo do Estado e Petrobrás.São 15 UTDs em todo o Estado e três no Polo dos Inhamuns, nos municipios de Tauá, Novo Oriente e Independência.Ematerce, Agropolos, STTRs, e cooperativas Cocepat, Cooptrace, Copasat e Cooperbil fazem parte do Grupo de Trabalho (GT).

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105