Inaugurado primeiro Centro de Produção de Leite caprino do Ceará

1 de setembro de 2011 - 14:39

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) inaugurou, na tarde de quarta-feira (31), o primeiro Centro Comunitário de Produção de Leite Caprino do Ceará. A solenidade aconteceu na comunidade Lagoa da Serra, com a presença da coordenadora geral de Incentivo à Produção e Consumo de Leite do MDS, Zorilda Araújo, e do secretário da SDA, Nelson Martins.

No evento, foram entregues também 48 kits de higienização de ordenha a 48 produtores de leite de cabra. Com investimento superior a R$ 34,6 mil, o equipamento já está em funcionamento, contemplando 48 produtores de leite caprino da Associação Comunitária Lagoa da Serra, sendo o primeiro do Ceará nesta modalidade.

De acordo com o coordenador da Pecuária da SDA, Márcio Peixoto, o centro de produção de Banabuiú capta semanalmente 2100 litros de leite e distribui para beneficiários do Programa Leite Fome Zero em Quixeramobim e Limoeiro do Norte. Segundo Peixoto, a meta do programa é distribuir cinco mil litros de leite caprino por dia.

Márcio Peixoto acrescenta que a SDA instalará mais centros de produção para expandir a oferta de leite caprino no Estado. “Essa ação visa aumentar a renda dos criadores e fortalecer a cadeia produtiva da caprinocultura leiteira”, frisou.

Na mesma data, Nelson Martins e Zorilda Araújo se reuniram com produtores e visitaram o ponto de distribuição de leite caprino em Quixeramobim e a unidade demonstrativa de produção do leite caprino dos produtores inseridos no Programa Leite Fome Zero, em Banabuiú.

Mais informações

O Programa Leite Fome Zero objetiva combater a fome e desnutrição, atendendo crianças (de 2 a 7 anos), gestantes e idosos (acima de 60 anos), em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Assessoria de Comunicação da SDA – Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) 85 3101.8105