IV Feceaf movimenta cerca de R$ 200 mil em negócios

5 de setembro de 2011 - 20:13

Durante quatro dias, o parque César Cals se tornou um pedacinho do Sertão na capital

“É uma forma que as pessoas da cidade tem de manter contato com as coisas do campo”. Foi assim que o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, se referiu a IV Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf), realizada de 1° a 4 de setembro, no parque de exposições Governador César Cals.

Para Nelson, a Feceaf tem grande importância porque fortalece a agricultura familiar, além de mostrar todo processo de produção de alimentos derivados da cana-de-açúcar e da mandioca e como são produzidos alguns artesanatos.

O secretário Nelson Martins ressaltou ainda a importância do trabalho conjunto entre SDA, Fetrace e outras entidades para o sucesso da Feira. Nelson Martins falou também sobre a obra de ampliação do parque de exposições Governador César Cals e dos planos para que o local funcione permanentemente. Ele garante que a infraestrutura do local será suficiente para atender bem expositores e visitantes nos diversos eventos realizados no parque.

José Marcos Gomes é produtor e mora em Independência, na região dos Inhamuns. Essa já é a segunda vez que participou da Feceaf comercializando mel de abelha e galinhas caipiras. Segundo ele, esse foi o ano de melhores vendas. “Foi muito bom. Vendi todos os meus produtos e ainda participei das oficinas de capacitação”, afirmou.

De acordo com o secretário de Políticas agrícolas da Fetrace, Luiz Carlos, a IV Feceaf contou com a participação de 300 expositores e média de 50 mil visitantes, movimentando cerca de R$ 200 mil. “Essa feira é a vitrine da agricultura familiar no Estado”, frisou. Luiz Carlos ressaltou que o bom êxito da feira é o resultado da soma de esforços entre SDA, Fetraece e agricultores.

Luiz Carlos acrescentou que a Feceaf tem sido um processo de aprendizado e tem evoluído em todos os aspectos a cada ano, merecendo destaque as parcerias firmadas, os patrocinadores e apoios, a coordenação e organização, a quantidade e qualidade dos produtos, boas vendas, bem como a cobertura da mídia radiofônica, televisiva e escrita.

Durante a Feceaf, os visitantes puderam comprar frutas, legumes, mel, castanha de caju, feijão verde e muitos produtos artesanais. O público da feira participou também de seminários, palestras, oficinas e prestigiou apresentações culturais como reisados, maracatus, quadrilhas e o tradicional forró pé de serra.

A solenidade de encerramento da feira contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, secretário adjunto, Antônio Amorim, do presidente da Federação dos Trabalhadores/as no Estado do Ceará (Fetraece), Moisés Braz, além de coordenadores das duas entidades.

Assessoria de Comunicação da SDA – Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) 85 3101.8105