SDA e Banco do Brasil firmam convênio

7 de setembro de 2011 - 03:04

O compromisso foi firmado através da Ematerce e contempla projetos do Pronaf na safra 2011/2012

Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, assinou nesta terça-feira (06), convênio com o Branco do Brasil para financiamento de custeio agrícola na safra 2011/2012. O compromisso foi firmado através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e contemplará projetos do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

De acordo com o superintendente do Banco do Brasil, Luís Carlos Moscardi, até dezembro de 2011, serão investidos R$ 30 milhões em operações do Pronaf, contratadas por intermédio da Ematerce, com o uso do Cadastro Massificado Rural (CMR) e Canal Facilitador do Crédito (CFC).

Luiz Moscardi destacou que a iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar com aplicação de recursos e investimentos em assistência técnica para otimização da produção. Segundo Moscardi, a parceria com a Ematerce é primordial para que os projetos tenham sucesso. “Nossa idéia é investir na agricultura familiar, mas queremos fazer isso com assistência técnica para que tenhamos bons resultados”, frisou.

O secretário Nelson Martins comentou que o custeio ao agricultor familiar tinha sofrido queda, mas será retomado de maneira sólida. “A assistência técnica aos agricultores será fortalecida com a abertura de 63 novos escritórios da Ematerce e a contratação de 681 novos Agentes Rurais”, lembrou.

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, elogiou o Banco do Brasil pela iniciativa da instituição de financiar projetos de custeio agrícola. “Será o casamento perfeito entre dois insumos importantes no sistema de produção: o crédito e a assistência técnica”, considerou.

Assessoria de Comunicação da SDA – Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) 85 3101.8105