SDA e MDA realizam os Salões Territoriais

13 de setembro de 2011 - 16:10

Os encontros acontecerão nos 13 territórios rurais e de cidadania e objetivam debater gestão e controle social das políticas públicas

Durante os meses de setembro e outubro, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) realizam os Salões Territoriais. Os encontros acontecerão nos 13 territórios rurais e de cidadania com o objetivo de debater o processo de gestão e controle social das políticas públicas para um Brasil sem miséria.

Nos dias 8 e 9 de setembro, foi a vez do Crato receber o I Salão Territorial do Cariri. Na oportunidade foi lançado o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS), um documento de negociação que considera as diversidades existentes em cada Território.

A abertura do Salão contou com a participação de prefeitos do Território Cariri, do secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, do deputado federal José Guimarães, do presidente do Instituto Agropolos, Celso Crisóstomo, do Delegado do MDA no Ceará, Francisco Sombra e do representante do Núcleo de Dirigentes Territoriais, Francisco Alves.

A economista Tânia Bacelar e a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Graça Almeida, proferiram palestra no painel “Gestão e Controle Social das Políticas Públicas”. A coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Combate a Pobreza na SDA, Graça Duarte, mediou o painel e ressaltou a importância dos encontros para discussão da gestão social das políticas públicas e para o comprometimento da sociedade civil e dos gestores na implementação dos PTDRS.

Francisco Alves destaca o PTDRS como um documento de construção coletiva para garantir a sustentabilidade do Território. “Esperamos que os representantes das esferas públicas possam nos ajudar para executar os projetos e ações definidas no Plano”, salientou.

O secretário Nelson Martins destaca a atuação e organização do Governo do Estado em relação às políticas Territoriais. “ Nosso processo de territorialização é um dos mais organizados do Brasil e só depende de nós avançarmos ainda mais”, frisou. Nelson Martins se comprometeu em nome do Governo do Estado de seguir as diretrizes traçadas pelos participantes dos salões que estão dispostas no PTDRS.

O objetivo dos salões é fortalecer os territórios e os Conselhos Municipais que tratem da educação, saúde, cultura, juventude, entre outros. Em cada salão serão escolhidos dois representantes, sendo um da sociedade civil e outro do poder público, para representar a temática no Salão Estadual a ser realizado no mês de novembro.

Ouça aqui o áudio.
{mp3}sterritoriais{/mp3}
Outros áudios.

Agenda dos Salões Territoriais e Lançamento dos PTDRS