Núcleo Temático da Copa se reúne na SDA

14 de setembro de 2011 - 17:53

A Copa Orgânica Sustentável defende a comercialização de alimentos, bebidas, serviços turísticos, cosméticos e artesanato orgânicos e sustentáveis

Na tarde de ontem (13), o Núcleo Temático da Copa Orgânica se reuniu no parque de exposições Governador César Cals para socializar o projeto da Copa do Mundo de 2014 no Ceará. A reunião contou com a participação dos Secretários adjunto das secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Pesca, Antônio Amorim e Manoel Furtado, respectivamente.

Com o tema “Copa Orgânica Sustentável” discutiu-se a atuação do núcleo temático para a comercialização de alimentos, bebidas, serviços turísticos, cosméticos e artesanato orgânicos e sustentáveis no período da copa.

O encontro contou com a presença de órgãos como a Federação dos trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Federação da Agricultura e Pecuária (Faec/CE), Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e representantes de produtores de orgânicos.

Durante a reunião foi criado um grupo de trabalho com representantes da SDA, Fetraece, Faec, PDHC, Ematerce e representante das empresas de produtos orgânicos. No prazo de 30 dias o grupo apresentará um levantamento dos produtos orgânicos no Ceará. Em seguida, o grupo irá dialogar com representantes de hotéis, pousadas, bares e restaurantes e discutir as demandas para garantir uma copa com produtos orgânicos.

De acordo com o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, serão identificados todos os produtos certificados e não certificados para se trabalhar a certificação destes produtos. Amorim lembrou também que o Ceará irá comercializar lagosta e camarão certificados internacionalmente. Serão adotados selos como Produtos Orgânicos do Brasil, Produtos do Comércio Justo e Solidário e Produtos da Agricultura Familiar.

Para Antônio Amorim, a Copa Orgânica e Sustentável deixará como legado uma cadeia produtiva mais estruturada, certificação internacional dos produtos e uma demanda diferenciada que promoverá inserção social e geração de emprego e renda. “A iniciativa abre portas para o aumento do consumo consciente e para as exportações”, frisou.

O Núcleo Temático da Copa Orgânica e Sustentável é coordenado pela SDA e envolve a Secretaria da Pesca e Aquicultura e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

 

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (85) 3101.8105