Fazendinha encanta visitantes da Expoece 2011

7 de outubro de 2011 - 15:58

O local reproduz uma unidade produtiva da agricultura familiar e mostra práticas agropecuárias sustentáveis e apropriadas para o Semiárido

A 57ª edição da Expoece continua encantando visitantes com as mais diversas atrações. Na Fazendinha, pessoas de todas as idades têm contato com o jeito caboclo de se viver. O local reproduz fielmente uma unidade produtiva da agricultura familiar e mostra as práticas agropecuárias sustentáveis e apropriadas para o Semiárido.

A ideia é mostrar as experiências desenvolvidas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/CE), Agência de Defesa Agropecuária(Adagri) e Instituto Agropolos.

Fernando Júnior é aluno do primeiro ano da Escola Santo André, no bairro Henrique Jorge. Ele veio com uma turma de 75 estudantes e ficou encantado com as atrações da fazendinha. Fernando já planeja voltar no próximo ano. “Gostei muito das vacas, das galinhas e dos pintinhos”, comentou.

De acordo com o coordenador da Fazendinha, Ismar Barroso, o espaço mostra a viabilidade da agricultura familiar e da criação de animais para melhoria da renda no campo. São apresentadas soluções para a melhoria na infraestrutura alimentar humana e de pequenos rebanhos.

O cultivo da palma forrageira, da leucena e do capim são mostrados como estratégias eficientes para a alimentação de caprinos e bovinos. “Todas essas culturas servem de suporte para enriquecer a alimentação dos animais”, ressaltou.

Já na parte da alimentação humana é apresentada uma réplica de quintal produtivo com cultivo de mandioca, macaxeira, milho, feijão, frutas e verduras, além da criação de pequenos animais como galinhas, por exemplo. Barroso destaca que os agricultores atendidos pelos projetos ali mostrados fornecem produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo) (85)3101.8105