Recursos do FECOP geram melhoria de vida para o homem do campo

10 de outubro de 2011 - 00:00

Em 2010, 19 projetos foram financiados pelo Fundo de Combate à Pobreza na SDA

“A SDA é uma das primeiras secretarias em utilização de recursos do Fecop”. A afirmação é do titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, ao falar das ações desenvolvidas pela pasta com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop). Em 2010, os investimentos totalizaram mais de R$ 129 milhões, sendo distribuídos nas oito macrorregiões do Estado, com destaque para as regiões do Cariri/Centro Sul (22%) e Sertão Central (18%).

Os projetos da SDA, financiados pelo fundo, são voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, dos movimentos sociais no campo e para geração de emprego e renda. O Fecop financia ações de abastecimento d’água com os projetos São José e Cisternas de Placas e de distribuição de sementes com o Plano Safra da Agricultura Familiar, destacando-se na distribuição de sementes e mudas com alto potencial genético e contribuindo para o aumento da produtividade. Além de financiar o Projeto Práticas Agrícolas de Convivência com o Semiárido, proporcionando aumento da produção de alimentos, através da oferta de tecnologia e da captação d’água.

Ressalta-se também o Programa Garantia Safra que assegura renda mínima aos agricultores familiares vítimas de perdas iguais ou superiores a 50% nas lavouras. Entre outros programas, o do Biodiesel do Ceará que fomenta a produção, beneficiamento, processamento e comercialização de oleaginosas como mamona e girassol, por exemplo. Além do financiamento das ações de acesso à assistência técnica eficiente, com o Programa Agente Rural.

Através do Fecop, a SDA promove mudanças capazes de aumentar os ganhos que se destinam principalmente ao consumo. Tais ações consolidam-se em implantação de infraestrutura habitacional e hídrica, segurança alimentar e apoio à agricultura familiar, buscando combater à pobreza rural.

De acordo com Márcio Peixoto, Coordenador de apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária, “as ações do Fecop agregam renda ao pequeno produtor e contribuem no desenvolvimento local e no setor produtivo familiar”. Ele exemplificou com o Programa Leite Fome Zero, financiado pelo fundo, o programa adquire leite do pequeno criador à preço justo e distribui para crianças, gestantes e idosos em situação de insegurança alimentar.

A SDA apresenta bom desempenho na execução financeira dos projetos, tendo empenhado 100% do valor programado para o período de 2010, principalmente nos programas de agente rural, assistência técnica, saneamento rural, mecanização agrícola, abastecimento d’água e distribuição de sementes. Os projetos da secretaria, financiados pelo Fecop, tem o objetivo de fortalecer os grupos comunitários com investimentos em infraestrutura produtiva que promovam o desenvolvimento rural sustentável.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (estagiário de jornalista) (85)3101.8105