PAA será ampliado para mais 59 municípios

14 de outubro de 2011 - 13:59

O investimento atual passará de R$ 1,5 milhão para R$ 6,5 milhões anulamente

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) será ampliado no Ceará. Com isso, serão incluídos os territórios Sertões de Canindé e Sobral e mais cidades dos territórios já atendidos atualmente. O PAA passará de 40 para 99 municípios contemplados e o investimento atual de R$ 1,5 milhão se expandirá para R$ 6,5 milhões anualmente.

De acordo com a coordenadora do programa, Mônica Macedo, o PAA compra a produção de mais de 1200 agricultores familiares e fornece para 390 entidades socioassistenciais que oferecem refeições gratuitas e contínuas. Um total de 47 mil famílias são beneficiadas no Estado. “Cada agricultor familiar pode comercializar até R$ 4.500 por ano, gerando emprego e renda no campo”, frisou.

Os produtos adquiridos são doados para escolas, creches, hospitais e outras entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade social. Segundo Mônica Macedo, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) está promovendo mobilizações envolvendo a Ematerce, sindicatos de trabalhadores/as rurais (STTRs), conselhos municipais e secretarias municipais de agricultura e ação social. “O objetivo é fortalecer os mecanismos de gestão e controle social do programa”, ressaltou.

A SDA firma convênio de cooperação técnica com as prefeituras e os municípios disponibilizam o local para instalação da Central de Recebimento e Distribuição dos Produtos. A secretaria fornece caixas plásticas, caixa de isopor e um computador equipado com impressora, mesa e cadeira.

A coordenação estadual do programa acompanha os agricultores, entidades e realiza oficinas de formação, além de distribuir o manual de boas práticas de fabricação de produtos manipulados como doces, queijo e bolos. 70% dos produtos utilizados na fabricação dos alimentos das oficinas devem ser produzidos pelos agricultores familiares.

Ouça o áudio

{mp3}sonora_paa{/mp3}

Outros áudios

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo) (85) 3101.8105