CEDR se reúne para discutir o Garantia Safra

17 de outubro de 2011 - 17:01

O evento faz parte de reuniões que acontecerão em todos os estados contemplados com o Garantia Safra, começando pelo Ceará.

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDR) realiza reunião ampliada, durante hoje e amanhã (18), para discutir propostas de mudanças na lei do Programa Garantia Safra. A coordenadora nacional do programa, Dione Freitas, participa do encontro, que acontece no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals.

O evento faz parte de uma rodada de reuniões que acontecerá em todos os estados contemplados com o Garantia Safra, começando pelo Ceará. O secretário adjunto da Secretária do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, o coordenador estadual do Garantia Safra, Arimatéa Gonçalves, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco Sombra, e demais representantes de entidades componentes do Comitê Gestor do programa participam da reunião.

De acordo com Dione Freitas, as propostas incluem mudanças como o aumento do valor pago aos agricultores, diminuição da área máxima plantada de 0,6 a 10 hectares para 0,6 a 5 hectares e incentivos aos estados e municípios para que adotem políticas de convivência com o Semiárido. “O Garantia Safra existe há nove anos. Nesse tempo, vimos que é hora de refletir o programa e discutir ajustes para que ele atenda, cada vez melhor, o maior número de agricultores”, destacou.

Dione lembrou que para promover mudanças no Garantia Safra é preciso modicar a lei do programa e isso só pode ser feito a partir de consultas aos comitês gestores estaduais e ao maior número de entidades que representam os beneficiários.

De acordo com Arimatéa Gonçalves, o Ceará já tem 204 mil agricultores cadastrados para o Garantia Safra 2011/2012 e adesão de 178 municípios. O Estado dispõe de 300 mil vagas para o benefício. Arimatéa falou da importância da reunião para discussão das propostas já conhecidas e inclusão de novas ideias. “O momento enseja oportunidade para colher subsídios para ajustes e alterações nos procedimentos de implementação do programa”, frisou.

Para o secretário adjunto, Antônio Amorim, o encontro é de suma importância para discussão da sustentabilidade do benefício. Amorim falou da evolução do Garantia Safra e da divisão de responsabilidades na execução dessa ação governamental. “Com essas discussões, não vamos mudar apenas a lei, vamos mudar a forma das pessoas vêm o programa”, acreditou.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105