Secretário participa de Fórum Pensar O Brasil e as Américas

21 de outubro de 2011 - 19:39

Em palestra, Nelson Martins ressaltou a posição estratégica da Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA) na execução de programas e projetos que contribuem para o desenvolvimento rural sustentável. 

Na manhã de sexta-feira (21), o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, proferiu palestra no Fórum Pensar O Brasil e as Américas. O evento acontece no auditório de zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integra uma rodada de palestras e debates da XXII Semana de Engenheiros Agrônomos.

Nelson Martins participou do painel I: Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e falou sobre a contribuição do serviço de Ater para desenvolvimento rural sustentável. De acordo com Nelson, ações governamentais como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar têm contribuído para melhorias significativas no campo.

O secretário lembrou também que o Brasil experimenta uma fase de crescimento econômico e de distribuição de renda. Além disso, afirmou que esses programas de governo, integrados a outras medidas, promovem uma conjuntura nacional muito propícia à sustentabilidade no campo. “Muitas pessoas que estavam na extrema pobreza melhoraram sua condição de vida em função do processo de distribuição de renda”, frisou.

Lembrou que, apesar dos avanços alcançados nos últimos anos, o Ceará ainda tem 1,5 milhão de pessoas com renda per capita inferior a R$ 70,00. Segundo o secretário, por volta de 780 mil dessas pessoas estão na zona rural. “É uma situação de altíssima gravidade social”, considerou. Ele considera que a integração de ações governamentais, através do Plano Brasil sem Miséria, será determinante para superar essa situação de pobreza extrema no campo. Conforme Nelson, a atuação dos governos federal e estadual, por meio dos territórios rurais e de cidadania, permitirá que as políticas cheguem com maior eficiência ao homem do campo.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cíero Lacerda (estagiário de jornalismo) (85)3101.8105