Plano Brasil sem Miséria é discutido em audiência pública

25 de outubro de 2011 - 12:39

Ana Fonseca, secretária para Superação da Extrema Pobreza apresentou o plano para autoridades, representantes de conselhos e movimentos sociais

No Ceará, 1,5 milhão de pessoas vivem na miséria. Dessas 770 mil estão no meio rural, segundo dados do Governo Federal. Com intuito de apresentar e de debater as medidas para mudar a situação, ontem (24), foi realizada audiência pública com a participação da secretária Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, Ana Fonseca, e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

A convite da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social da Assembleia Legislativa, Ana Fonseca apresentou as ações do Plano Nacional Brasil Miséria para combater a extrema pobreza. Segunda Fonseca, o plano se baseia na melhoria do acesso aos serviços públicos, na transferência de renda e na inclusão social. “O plano está submetido ao diálogo com a sociedade e deve mobilizar esforços do Governo Federal, dos estados e dos municípios entorno das ações conjuntas no campo e na cidade”, afirmou.

De acordo com Fonseca, para melhorar a vida no campo, o governo vai priorizar o acesso à água para todos, ampliar os programas produtivos, a assistência técnica, a distribuição de sementes e a compra direta dos produtos da agricultura familiar. “Para alcançar o objetivo é importante que as políticas, ações e programas andem juntos”, disse.

Segundo Nelson Martins, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) “já está executando ações que fazem parte do plano”. A ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos que passou de 1,5 milhão por ano, em compra de alimentos diretamente do agricultor, para 6,5 milhões a mais. Também o Programa Leite Fome Zero que distribui 100 mil litros de leite por dia e a construção de 49 mil cisternas de placas e a aprovação de mais 33.400 mil fazem parte das ações.

Plano Brasil Sem Miséria

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o plano mobiliza os governos e municípios em torno de ações no campo e na cidade. O foco são os 16 milhões de brasileiros, com renda dividida entre os seus membros, inferior a R$ 70 mensais. Deste total, 59% vivem no Nordeste, 21% no Sul e Sudeste, 20% no Norte e Centro-Oeste.

No campo, o objetivo será aumentar a produção agrícola. Na cidade, qualificar mão de obra e identificar oportunidades e empregos. Em paralelo, garantir o acesso à água, luz, saúde, educação e moradia. “A preocupação do Governo Federal também é encontrar as pessoas mais pobres e incluí-las nos programas sociais”, frisou a secretária extraordinária.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105