Comunidade quilombola recebe veículo

4 de novembro de 2011 - 13:42

A entrega foi realizada pelos coordenadores do Desenvolvimento Agrário e de Planejamento e Gestão da SDA

A Comunidade Quilombola Capuan, em Caucaia, recebeu com muita satisfação um veículo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), nesta quinta-feira (03). A entrega faz parte do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas e atende a uma solicitação da Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará (Cequirce).

O veículo foi cedido, para auxiliar na locomoção e na identificação dos territórios. Segundo o coordenador estadual da comissão, Renato Ferreira, a principal luta dos remanescentes é pelo reconhecimento, com a titulação dos territórios, e a efetivação da lei 10.639/03 que torna obrigatório o estudo de história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio.

Para o coordenador de Desenvolvimento Agrário da SDA, Castro Junior, a cooperação técnica entre o Estado e a Cequirce vai ajudar no fortalecimento da identidade dos remanescentes, “resgatando a sua ancestralidade”. Só no Ceará, existem hoje 70 comunidades quilombolas nas regiões Metropolitana, de Itapipoca, do Sertão Central, do Cariri, do Sertão dos Inhamúns, da Serra da Ibiapaba, de Sobral e do Litoral leste.

A SDA também gerencia e acompanha a execução das ações do Projeto de Protagonismo das Comunidades Quilombolas. Em maio de 2011, foi assinado convênio deste projeto com sete comunidades de quilombolas, para a realização de 10 projetos em três linhas de ações entre Centros Digitais, Centros de Multiuso e Assistência Técnica. O recurso é oriundo da doação de um fundo japonês, administrado pelo Banco Mundial.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105