Horo-Sazonal: Tarifa reduzida será ampliada em 6 horas

7 de novembro de 2011 - 14:43

De acordo com Luiz de Gonzaga, gerente do Projeto Horo Sazonal na SDA, a medida contemplará cerca de dois mil irrigantes cearenses

O período de tarifa reduzida para irrigantes usuários do medidor Horo-sazonal será ampliado em mais seis horas. Irá das 21h30 às 12h. Atualmente, esse período é de 21h30 às 6h da manhã. A medida será anunciada no próximo dia 17 pela presidente Dilma Roussef e o ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho.

De acordo com Luiz de Gonzaga, gerente do Projeto Horo-sazonal na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a prolongação do benefício contemplará, de imediato, cerca de dois mil irrigantes cerenses, entre os que já estão com o medidor dupla tarifa instalado e os que estão em fase de aquisição do aparelho. “Haverá um benefício muito maior e os irrigantes podem economizar ainda mais. Lembramos que esses produtores já economizam até 73% na conta de energia”, frisou.

Segundo Gonzaga, só em 2011, a SDA adquiriu 1250 medidores dupla tarifa. Destes, 718 já foram implantados e o restante está em fase de instalação. De 2006 a 2010, a secretaria instalou em torno de 700 medidores em parceria com a Coelce. Luiz de Gonzaga informou também que no mês de outubro a secretaria realizou um pregão presencial, na Procuradoria Geral do Estado (PGE), para aquisição de mais 1000 medidores Horo Sazonais.

Os principais critérios para cadastro no Projeto Horo-sazonal são: Possuir Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), está adimplente junto a Coelce e ter carga de energia elétrica exclusiva para irrigação. Cada medidor dupla tarifa custa em média, no mercado, R$ 1500 e, atualmente, não é cobrado reembolso desse valor aos irrigantes.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo)(85) 3101.8105