Sertão Central recebe o II Encontro de Agentes de Leitura

11 de novembro de 2011 - 12:09

Avaliar, propor novos caminhos e reanimar o processo de incentivar a leitura, a arte e a cultura no campo são os principais objetivos do evento

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realiza o II Encontro Territorial dos Agentes de Leitura do Sertão Central neste sábado (12), em Quixadá. O evento reunirá mais de 250 agentes do Programa Arca das Letras para avaliar e trocar experiências do projeto, que leva bibliotecas a comunidades rurais. Também será comemorado o marco histórico de mil arcas implantadas em todo o Estado.

Propor novos caminhos, amadurecer e reanimar o processo de incentivar a leitura, a arte e a cultura no campo são os principais objetivos do encontro, segundo o membro da coordenação, Michel Félix. “Quando os agentes foram formados era outra metodologia, agora vamos discutir a educação no campo e a cultura da partilha” explicou. No evento, também serão entregues 28 novas Arcas das Letras entre os nove municípios do território que participam do programa, alcançando a marca de mil bibliotecas.

O encontro terá a presença do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, de representação da coordenação Nacional e Estadual do Programa Arca das Letras, entre outras autoridades. Participam do evento os agentes de leitura dos seguintes municípios: Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Quixadá e Senador Pompeu.

Arca das Letras

São investidos R$ 4.300 em cada arca, com um acervo de 230 livros. No Ceará, as bibliotecas rurais foram implantadas em 100 municípios, capacitando mais de 1.700 agentes de leitura e distribuindo mais de 206 mil livros. Criado em 2003, pela Secretaria do Reordenamento Agrário do MDA, o programa oferece oportunidade para estudo e pesquisa em um espaço público.

A SDA coordena o projeto e conta com apoio de prefeituras, do Instituto Agropolos, da Delegacia Federal do MDA no Ceará e da Secretaria de Cidadania e Justiça. Os livros são adquiridos junto aos parceiros nacionais e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) acompanha os trabalhos e a distribuição de novos livros para complementar os acervos. As arcas são fabricadas por detentos dos Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I e II (IPPOO I e II), dentro do projeto de ressocialização.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85)3101.8105