Encontro do Leite Fome Zero é realizado nesta sexta(09)

7 de dezembro de 2011 - 18:05

No evento, também acontece o lançamento do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 2012-2015

Prefeitos, secretários de agricultura e representantes de movimentos sociais se reúnem nesta sexta-feira (09) no Encontro Estadual do Programa Leite Fome Zero. A partir das 09h, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), serão avaliadas as ações e discutidas as metas para o programa de distribuição de leite em 2012. O evento terá a presença da coordenadora Nacional do Programa de Incentivo à Produção e Consumo do Leite, Zorilda Araújo, e do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

O Programa de Leite Fome Zero, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Governo do Estado, adquire o leite direto do produtor e distribui para crianças (de 2 a 7 anos), gestantes e idosos (acima de 60 anos), em situação de insegurança alimentar e nutricional. Em 2011, o programa foi ampliado para mais 24 municípios, estando presente em 180 municípios cearenses. Atualmente, ele atende 100 mil beneficiários e 3700 produtores.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) planeja trabalhar o melhoramento genético de bovinos para aumentar a produção do leite, com 90 grupos de associações comunitárias. Segundo o coordenador do programa na SDA, Márcio Peixoto, a meta é ampliar em 2012 também a modalidade caprino, de dois para 13 municípios atendidos. Para armazenar o leite, é preciso tanques de resfriamento instalados nas comunidades. No Ceará, são 149 tanques de resfriamento de leite em funcionamento e “ a pretensão é instalar mais 79 equipamentos desses no próximo ano”, informou.

PDRSS

Durante o encontro, também será lançado o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Ceará 2012-2015 (PDRSS). Ele foi construído com a participação de 1280 representantes de instituições governamentais e não governamentais, entidades representativas e movimentos sociais dos 13 territórios cearenses. O propósito é sistematizar as demandas da sociedade, ampliar as experiências de bons resultados e identificar as oportunidades de inovação para o meio rural.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85)3101.8105