Municípios recebem novas unidades da Ematerce

15 de dezembro de 2011 - 14:04

Até o momento, já foram inaugurados 20 escritórios da Ematerce. A previsão é universalizar a assistência técnica no Ceará até 2012.

Os municípios de Paracuru e São Luís do Curu receberam nesta quarta-feira (14) os novos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce).

Até o momento, 20 unidades já foram inauguradas e até janeiro do próximo ano, todos os 63 novos escritórios estarão funcionando. As ações foram possíveis graças ao convênio do Pacto Federativo, firmado entre o governos Federal e Estadual e prefeituras.

As novas unidades terão computadores, mobília com estações de trabalho, cadeiras e um veículo, para que os agentes possam atender os agricultores familiares. Dessa forma, será ampliada a prestação dos serviços de assistência técnica, com vistas ao acesso às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura.

Durante o evento de inauguração, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, ressaltou que as mudanças e melhoras na infraestrutura do Ceará são instrumentos, para erradicar a pobreza extrema dentro do Plano Brasil sem Miséria do Governo Federal. Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a Ematerce é o braço executor das ações da SDA e para auxiliar na universalização da assistência técnica no Estado, “ receberemos mais 113 carros do convênio para distribuir nos novos escritórios”.

Para viabilizar o convênio, a prefeitura cede o espaço físico, com o suporte de linha telefônica, internet e de serviços gerais, como vigilância e pagamentos de energia e água. O Governo Federal libera recursos para equipar os postos com computadores, mobília com estações de trabalho, cadeiras, carro e moto. O Governo do Estado viabiliza a contratação e capacitação de pessoal.

Atualmente, existem 71 escritórios e 25 postos da Ematerce no Ceará. Com a inauguração das 63 novos escritórios até janeiro de 2012, serão ao todo 159 unidades nos seis territórios rurais. Faltarão apenas 24 novas para que todos os municípios do Estado tenham assistência técnica e extensão rural providos pelo Governo Estadual.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85)3101.8105