Programa de Gestão é apresentado para instituições

15 de dezembro de 2011 - 12:40

Organizações governamentais e não governamentais , universidades e instituições de pesquisa assistiram a apresentação de programa para o semiárido

Instituições que trabalham com políticas para o semiárido foram convidadas a assistir a apresentação do Programa de Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste Brasileiro, nesta terça-feira (13). O programa é uma parceria entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A convite do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o coordenador do programa, Ildes Ferreira, abordou os eixos temáticos e o objetivo do projeto que deve melhorar a capacidade da população rural de acessar e aproveitar conhecimentos, inovações e boas práticas para coexistir com as condições semiáridas. Além disso, pretende tirar maior proveito das possibilidades de desenvolvimento da região semiárida do Nordeste do Brasil.

Segundo Ildes, ele pretende sistematizar e difundir o conhecimento que é gerado entre os agricultores familiares e instituições de apoio (ONG’s, governos e universidades). Para realizar o programa, foram estabelecidos três eixos temáticos: inovações produtivas e tecnológicas, negócios rurais e manejo dos recursos naturais e mudança climática.

Para o secretário Nelson Martins, o programa também vai capacitar os agricultores que serão beneficiados pelos projetos da SDA junto com o Fida. “ Provavelmente até setembro do próximo ano estaremos assinando a liberação do recurso de US$ 80 milhões”. Serão US$ 40 milhões do Governo do Estado e mesmo valor do Fundo, para projetos agrícolas sustentáveis, de capacitação e de assistência técnica em regiões com menores índices sociais.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85)3101.8105