Municípios assinam convênios de ampliação do PAA

21 de dezembro de 2011 - 13:30

Serão mais 58 municípios contemplados com o programa, beneficiando 2.576 novos agricultores

Cerca de 100 prefeitos e secretários de agricultura participaram do Encontro Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nesta terça-feira (20). O evento foi realizado para apresentar a metodologia de ampliação do programa em 2012 e para a assinatura de convênios entre as prefeituras e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) com o intuito de definir as responsabilidades na execução.

O PAA passará dos atuais R$ 1,5 milhão para R$ 6,5 milhões investidos anualmente, de 41 para 99 municípios contemplados com a compra de alimentos diretamente do agricultor. Serão incluídos os territórios Sertões de Canindé e Sobral e mais cidades dos territórios já atendidos. Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural, Graça Almeida, a previsão é incluir 2.576 novos agricultores e 596 entidades, beneficiando mais 36 mil pessoas.

Para João Intini, diretor do Departamento de Apoio à Produção Familiar do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o apoio das prefeituras e do Estado é fundamental para sucesso do PAA e o Ceará se destaca nessa execução. Segundo ele, no Brasil já são 82 mil novos agricultores no programa e mais 400 mil famílias cadastradas para receber os benefícios do Governo Federal. O diretor ainda antecipou que o preço do leite dentro do programa será revisado. “ A qualidade do produto da agricultura familiar aumentou, então devemos pagar mais”.

O MDS repassará para o Ceará 150 milhões em aditivos para ampliar o PAA, o Programa Leite Fome Zero, as construção de cisternas de placas e de enxurrada, de acordo com secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Para ele, o desafio agora é fortalecer a irrigação nas áreas “onde não existe água suficiente para consumo e produção de alimentos”.

Eliene Brasileiro, presidente da Associação dos Municípios e Prefeituras do Estado, afirmou que a continuidade do programa nos municípios possibilitará o processo de inclusão produtiva mais rapidamente dos agricultores cearenses. Além disso, o PAA melhora a vida do produtor, a economia, a qualidade nutricional da merenda escolar e dos hospitais. “ Não há dúvidas que o programa é maravilhoso”.

PAA

O programa compra diretamente do local da agricultura familiar os alimentos, gerando renda no campo e garantindo melhoria alimentar e nutricional para o cearense. Participam do PAA fornecedores, que são agricultores familiares cadastrados no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) ,e beneficiários, pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional que participam de ações promovidas por entidades sócio assistenciais (hospital, cadeia pública, casa do idoso, restaurante popular). Cada produtor pode comercializar até R$ 4.500 por ano.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85)3101.8105