Estudo inclui municípios na região do semiárido

2 de janeiro de 2012 - 18:10

A pesquisa insere mais 31 cidades no semiárido. Dessa forma, o Ceará passaria a 181 municípios na região

Técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), do Banco do Nordeste e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) apresentarão um estudo sobre a espacialização do semiárido cearense ao senador José Pimentel, nesta terça-feira (03), às 10h, na SDA. O objetivo é encaminhar a análise ao Ministério da Integração Nacional (MI), como uma proposta para incluir outros municípios na região do semiárido.

Na delimitação oficial do MI existem 150 municípios no semiárido, sendo 85,47% da área do Estado. Com o redimensionamento, as regiões inclusas na delimitação poderão receber políticas públicas e financiamentos governamentais prioritários ao desenvolvimento do semiárido. Com a aceitação do estudo, o Estado passaria a ter 181 municípios na região. Do território total de 148 mil km², o Ceará passaria a ter 136 mil km² no semiárido.

Os critérios adotados para a realização da pesquisa levam em consideração os índices de precipitação pluviométrica média anual inferior a 800 milímetros, aridez (precipitação dividida por evaporação) e risco de seca; além da análise das condições geoecológicas ambientais, como relevo, solo e vegetação. Com isso, 60 municípios seriam inseridos totalmente na região semiárida e 121 parcialmente.

De acordo com o secretário da SDA, Nelson Martins, o documento será encaminhado ao governador para a intermediação junto ao MI. Sendo, “importante salientar que o semiárido não segue uma delimitação natural, sendo necessário que as politicas públicas alcancem a todos esses municípios”. Segundo Nelson, após avaliação o ministério pode editar uma nova portaria com o redimensionamento, incluindo as áreas.

Assessoria de comunicação da SDA- Munique Freitas (85)3101.8105