SDA promove curso Operador de Máquinas

10 de janeiro de 2012 - 16:06

Ao todo, 208 operadores e 20 técnicos da Ematerce participam da capacitação

Durante hoje (10) e amanhã, agricultores familiares participam do curso Operador de Máquinas, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A capacitação acontece no Centro de Treinamento da Ematerce (Cetrex), em Caucaia. Ao todo, 208 operadores e 20 técnicos dos escritórios locais da Ematerce participam do curso. O objetivo da capacitação é repassar para os operadores as orientações sobre o funcionamento de tratores e implementos agrícolas.

A capacitação faz parte das ações para mecanização agrícola das comunidades rurais, promovidas pelo Projeto São José. No dia 27 de dezembro o projeto entregou 104 tratores para associações comunitárias de 66 municípios cearenses. Cada associação beneficiada enviou dois operadores para receber a formação.

De acordo com o coordenador do Projeto São José, Josias Farias, os operadores participam de 12 horas de aulas práticas e teóricas sobre as especificações, bom uso e conservação das máquinas. Além disso, eles são orientados sobre as manutenções periódicas recomendadas pela empresa fabricante dos tratores entregues pela SDA.

O secretário da SDA, Nelson Martins, participou da abertura das aulas e ressaltou a criação de uma equipe na SDA, sob a coordenação do Projeto São José, para estudar melhores formas de utilização dos tratores adquiridos pela secretaria. Nelson adiantou que a próxima capacitação será sobre o uso de implementos. “Vamos trabalhar maneiras e utilização de técnicas apropriadas para o cultivo do solo do Semiárido”, frisou.

Mais informações

A primeira etapa do Curso Operador de Máquinas aconteceu de 19 a 23 de dezembro (2011), onde foram capacitadas quatro turmas. Nos dias 10 e 11 de janeiro, duas turmas participam do curso.

Assessoria de comunicação da SDA – Cícero Lacerda (estagiário de Jornalismo) 85 3101.8105