Melhoramento genético beneficia bovinocultores

31 de janeiro de 2012 - 17:34

Serão entregues 40 kits de inseminação artificial para associações de produtores de leite

O Programa de Melhoramento Genético de Bovinos da Agricultura Familiar será fortalecido. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) adquiriu mais 40 kits de inseminação artificial para distribuir entre as associações de produtores leiteiros do Ceará. Com investimento de R$ 67,9 mil a ação beneficiará os criadores que já receberam tanques de resfriamento de leite.

De acordo com o supervisor de bovinocultura da SDA, Amorim Sobreira, o programa de melhoramento genético opera desde 2008 e já distribuiu 50 kits de inseminação artificial. Segundo o supervisor, os kits possuem todos os equipamentos necessários para realizar inseminação, além de 100 doses de sêmen de bovino leiteiro das raças Pardo Suíço, Gir e Holandês.

Sobreira acrescenta que a iniciativa visa melhorar a genética e a produtividade do rebanho dos produtores que fornecem leite ao Programa Leite Fome Zero. “A ideia é duplicar em quatro anos a produtividade leiteira do gado cearense”, frisou. Atualmente, cada bovino cearense produz, em média, três litros de leite por dia.

Amorim Sobreira ressaltou também que além da distribuição dos kits a SDA promove uma capacitação para os representantes das associações beneficiadas com os equipamentos. A capacitação tem duração de 40 horas e prepara os produtores para realizar a inseminação. Conforme Sobreira, os kits serão entregues na segunda quinzena de fevereiro.

Assessoria de comunicação da SDA – Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) 85 3101.8105