Copa Orgânica debate alimentação saudável

2 de fevereiro de 2012 - 12:24

A SDA quer estimular produtores do Ceará, a comercializar alimentos orgânicos e certificar os estabelecimentos que comprarem esses produtos

A segunda reunião do grupo temático que discute a realização de uma Copa orgânica e sustentável debateu a elaboração de um cardápio saudável para visitantes e atletas que vierem a Fortaleza por ocasião da Copa do Mundo Brasil FIFA 2014™.

Além de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), também participaram o secretário adjunto de Pesca e Aquicultura (SPA), Manuel Furtado, e o secretário executivo do Conselho de Políticas e Gestão do Meio-Ambiente, CONPAM, Iraguassu Filho.

Existe uma recomendação da FIFA para que os atletas que disputarem a Copa de 2014 sejam alimentados com produtos orgânicos, aqueles produzidos sem qualquer tipo de agrotóxicos ou produto que possa vir a causar danos à saúde dos consumidores. São técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento.

Segundo o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, a pasta vai reunir produtores de alimentos orgânicos certificados no Ceará a fim de que eles passem essa experiência a todos os produtores. “Vamos ensinar esses produtores a utilizar esses processos orgânicos, e nosso objetivo principal é garantir uma alimentação saudável para o povo do Ceará”, afirmou.

Vantagens dos produtos orgânicos

Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, tornando-os mais saborosos. A produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação. A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.

Nós queremos estimular a produção de alimentos orgânicos em larga escala no Ceará, até mesmo para baratear os custos”, afirma Amorim.

A próxima reunião do núcleo Copa Orgânica está marcada para a semana entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março. Estão agendadas ainda visitas a grupos de produtores de alimentos orgânicos para discutir a participação deles na Copa do Mundo de 2014 e a empresa Costa Negra, no município de Acaraú, que produz camarão certificado.

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

 

Lúcio Filho – 85 3101.8105 | 9992.1468

lucio.filho@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA

 

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo