Continua pós Campanha contra a Aftosa

6 de fevereiro de 2012 - 21:30

O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, visitou as ULs da Adagri de Pacajus, Quixadá e Iguatu para conferir as atividades desta ação

Na última sexta-feira (04), o secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Antônio Amorim, visitou as Unidades Locais (UL) da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) nos municípios de Pacajus, Quixadá e Iguatu. A visita objetivou conferir como estão as ações de pós Campanha contra a Febre Aftosa.

De acordo com Amorim, desde o encerramento da campanha, em novembro de 2011, os técnicos da Ematerce visitam os criadores de bovinos inadimplentes com a vacinação e entregam a notificação para que eles compareçam aos postos da Adagri. Os produtores que não vacinaram o rebanho são multados e fazem a vacinação obrigatória. O criador que não cumpre com as obrigações da legislação de sanidade animal tem o nome lançado na Dívida Ativa do Estado.

As visitas continuarão até 17 de fevereiro e o trabalho de várias outras unidades será acompanhado. “A ideia é verificar as fragilidades no processo de notificação”, frisou o secretário Adjunto da SDA, Antônio Amorim. Após a finalização dos trabalhos de pós campanha será feita a auditoria pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no começo de março.

Em seguida será feita a sorologia dos animais, passo importante para que o Ceará avance para o status de zona livre da Aftosa com vacinação. A segunda etapa da Campanha contra a Aftosa encerrou dia 30 de novembro de 2011 e o Ceará atingiu recorde histórico, vacinando mais de 90% do rebanho de bovinos e bubalinos. A meta estabelecida pelo Mapa era de 90%.

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – 85 3101.8105 | 9992.1468
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br