Projeto revitaliza cadeia apícola do Cariri

7 de fevereiro de 2012 - 14:54

Com investimento de R$ 468 mil, a parceria entre a SDA e a Fundação Banco do Brasil vai estruturar, expandir e organizar o setor produtivo do mel

Um convênio assinado entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Fundação Banco do Brasil irá revitalizar a cadeia apícola no Território do Cariri. Com investimento de R$ 468 mil, a parceria prevê ações para estruturar, expandir e organizar o setor, através da racionalização do sistema produtivo do mel.

De acordo com Abreu Neto e Marcelo Viana, técnicos da Coordenadoria de Apoio a Pecuária (Coape/SDA), o projeto irá beneficiar os municípios de Assaré, Araripe, Salitre e Jardim. Com os investimentos, quatro casas do mel serão adequadas às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Abreu Neto ressaltou também que o projeto irá capacitar 128 apicultores para Boas Práticas Apícolas (BPA) e Boas Práticas de Fabricação (BPF). Além disso, será implantado o sistema de Análises de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC). As ações objetivam elevar a produtividade apícola da região, que atualmente é de 15 quilos para 25 quilos por colmeia/ano. “Eles vão ter toda estrutura adequada para produção, colheita e venda do mel”, frisou Abreu Neto.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

 

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 9992.1468

lucio.filho@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA