Projeto de Inclusão Social beneficia caprinocultores

17 de fevereiro de 2012 - 19:11

A ação é desenvolvida pela SDA, em parceria com a STDS e contempla famílias de Tauá e Quixadá

O Projeto de Inclusão Social através da caprinocultura leiteira já apresenta bons resultados para criadores de Tauá e Quixadá. A produção iniciou em dezembro de 2011 e o clima é de boas expectativas entre os produtores. A ação é desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). O projeto é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

De acordo com o supervisor do Núcleo de Ovinocaprinocultura da SDA, Antônio Nunes, em Tauá, 35 agricultores familiares atendidos pelo programa já estão produzindo em média 90 litros de leite caprino ao mês. Em Quixadá, são 25 caprinocultores com uma produção mensal de 45 litros por produtor. “O projeto já começa gerar melhoria de renda para as comunidades beneficiadas”, frisou.

O leite é armazenado nos tanques de resfriamento e recolhido pelo laticínio para processamento. Toda produção é comprada dos agricultores a R$ 1,20 e distribuída aos beneficiários do Programa Leite Fome Zero, beneficiando crianças (de 2 a 7 anos), gestantes e idosos (acima de 60 anos), em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O Projeto de Inclusão Social através da caprinocultura leiteira objetiva gerar emprego e renda para pessoas cadastradas no Bolsa Família. Atualmente, está implantado em Tauá e Quixadá, beneficiando 140 famílias. Cada família recebe um núcleo de 20 matrizes e um reprodutor puro de origem de raça leiteira. Os beneficiários participam de capacitação sobre manejo alimentar, reprodutivo e sanitário, além de cursos de associativismo e gestão de empreendimentos.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo

comunicacao@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br