SDA entrega projetos de convivência com o semiárido

8 de março de 2012 - 13:08

As comunidades beneficiadas receberão kits de medidores horo-sazonal, projetos de casas de farinha, certificados de mini fábricas de biocompostagem entre outros projetos de práticas agrícolas

Nesta segunda-feira (12), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza solenidade de liberação de diversos projetos de práticas agrícolas de convivência com o semiárido para fortalecer a agricultura no Ceará.

Os projetos são desenvolvidos pela SDA e executados pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF), com recursos do tesouro estadual e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). A solenidade contará com a presença do secretário Nelson Martins, que fará a entrega dos projetos ao lado do titular da CODAF, Itamar Lemos, e do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta.

Serão entregues projetos de reforma e modernização das casas de farinha para o fortalecimento da mandiocultura, em seis municípios do interior, sendo eles, Milagres, Redenção, Crato, Ararendá, Itarema e Ocara. Os novos equipamentos produzirão farinha de qualidade. Ao todo foram investidos R$ 125 mil em sete projetos, sendo dois em Itarema, e um nos demais municípios.

Receberão kits de medidores horo-sazonal 43 produtores/irrigantes de base familiar. O equipamento garante aos produtores a redução na conta de energia elétrica em até 73% utilizado entre 21h30min a 6h para projeto de irrigação.

Práticas agrícolas de convivência com o semiárido

A solenidade terá ainda a assinatura de convênios com Prefeituras Municipais e associações comunitárias para garantir a implantação das práticas agrícolas mecânicas e edáficas vegetativas e agroecológicas para o armazenamento de água no solo, além de reduzir a degradação.

Serão assinados 16 convênios, com oito municípios e oito associações comunitárias, num investimento total de R$ 489.100,00, oriundos do tesouro estadual. Os municípios beneficiados são Apuiarés, Baixio, Catunda, Ererê, Limoeiro do Norte, Ibicuitinga, Miraíma, Milhã, Ocara, Palhano, Redenção e Uruburetama.

Minifábricas de biocompostagem orgânica

Cinco associações localizadas nos municípios de Carnaubal, Santa Quitéria, Jaguaretama, Icó e Itapajé assinarão convênio com a SDA para a produção do composto orgânico do Biodiesel, para as produções de mamona e girassol, nos quais serão investidos R$ 435 mil reais.

Serviço

Solenidade de entrega de Projetos de Práticas Agrícolas de Convivência com o Semiárido

Local: Auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, avenida Bezerra de Menezes 1820, São Gerardo

Horário: A partir das 9 horas