Encontro debate plano de trabalho da Rota do Cordeiro no Ceará

9 de março de 2012 - 20:11

 

SDA e Embrapa debateram plano de trabalho para implantar Rota do Cordeiro no Ceará. A proposta de trabalho será apresentada na próxima terça-feira, durante reunião do Agropacto

Equipes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado do Ceará e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) debateram, em reunião nesta sexta-feira (9) a metodologia de trabalho para a parceria que implantará, no Ceará, as ações do programa Rota do Cordeiro.

 

Em pauta, os critérios para seleção dos produtores participantes, estratégias para diagnóstico e monitoramento da cadeia de ovinocultura na região dos Inhamuns (onde será instalada a unidade de referência do programa no Ceará), além de estratégias para melhoramento genético e incremento da produção para acesso ao mercado.

Entre as ações previstas para o Estado, estão a implantação da unidade de referência em Tauá, capacitação de 120 produtores na região dos Inhamuns e a proposta de um núcleo de melhoramento genético. O Rota do Cordeiro contará com recursos do Ministério da Integração Nacional, para desenvolvimento da ovinocultura em regiões que tenham produção significativa, mas apresentem baixos índices de desenvolvimento e elevada pobreza.

A equipe da Embrapa Caprinos e Ovinos foi composta pelo chefe-geral da Unidade, Evandro Holanda Júnior, pelo chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Selmo Fernandes e pelos pesquisadores Octávio Morais e Juan Ferelli. Pela SDA, estiveram presentes o  titular da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (COAPE), Márcio Peixoto, além dos técnicos Antônio Nunes de Oliveira e Marcelo Viana.

As duas instituições apresentarão a proposta de trabalho no Encontro Semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), que acontece na próxima terça-feira (13), no auditório da Superintendência do Banco do Brasil na capital cearense.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

 

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA

 

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo

comunicacao@sda.ce.gov.br