Começa plantio rotacionado no perímetro irrigado Mandacaru

11 de março de 2012 - 14:33

A comunidade do Mandacaru vai criar gado para a produção de leite. 132 famílias do local ganharam ainda sistema de energia elétrica

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou na manhã deste sábado (10), o projeto de plantio rotacionado de pastejo, que vai produzir forragem para alimentar o gado. Os beneficiados moram no perímetro irrigado Mandacaru, próximo ao açude Castanhão, no município de Jaguaribara.

A comunidade ganhou também novo sistema de energia elétrica, beneficiando 132 famílias, de acordo com a Prefeitura Municipal.

A solenidade contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, do Coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA, Itamar Lemos, do coordenador do projeto Castanhão, José Maria Freire e de lideranças políticas e comunitárias do município de Jaguaribara, entre elas o prefeito Edvaldo Almeida Silveira, conhecido como Bacurau.

Investimentos

O projeto produtivo Mandacaru, possui 114 estábulos, uma estação de bombeamento primário (EBP), incluindo uma comporta no eixão das águas, seis estações de bombeamento secundário (EBS), irrigando 130 lotes, além de galpão para captação e resfriamento de leite.

O projeto de energização contou com investimento de R$ 122.978,00. Os agricultores contarão com sistema de irrigação para as plantações da forragem que vai alimentar o gado. Como o plantio será rotacionado, os animais passarão por vários piquetes para poderem se alimentar.

Ao todo foram investidos R$ 8.987.587,00. Segundo o coordenador do projeto Castanhão, no Ceará, José Maria Freire, a comunidade realiza um sonho antigo. “Eles agora vão poder produzir e vender leite para todo o Ceará e até mesmo para o Brasil. Isso vai desenvolver economicamente a comunidade e o município de Jaguaribara”.

Posse

A solenidade também empossou os novos dirigentes da Associação dos Pecuaristas do Mandacaru, que vai gerir os projetos de crédito fundiário na Região.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e o Instituto Agropolos serão os responsáveis por oferecer assistência técnica para a comunidade, na área da pecuária leiteira.

A associação já está recebendo sacas de sorgo e milho, do projeto Hora de Plantar, para iniciar o plantio do pastejo. Na solenidade, houve a entrega simbólica de uma saca do produto para os dirigentes da entidade.

Os técnicos e gestores dos perímetros irrigados Mandacaru, Alagamar e Curupaiti (os dois últimos que produzem fruticultura irrigada) receberão treinamento através de um seminário local sobre a gestão de projetos na agricultura familiar.

Para o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, a produção de leite na comunidade do Mandacaru será mais uma opção para a fábrica de laticínios que existe no município de Morada Nova. “O Governo do Estado tem como política pública a atração de indústrias também para o interior, e nós temos que mostrar essa produção para que possamos valorizar a produção dos nossos trabalhadores. E com um investimento como esse, o município de Jaguaribara pode ser um grande atrativo para a indústria de laticínios”, destacou.

O secretário Nelson Martins informou que o próximo passo é a assinatura da ordem de serviço para a construção das estradas que vão ligar as comunidades do perímetro irrigado Mandacaru. A licitação do projeto já está na fase final. “Nós vamos agora, trazer os equipamentos e os animais para que a produção de leite comece. O desafio de vocês é multiplicar essa produção e apresentar projetos à SDA de comercialização de todos esses produtos”, afirmou o secretário.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510