Missão Africana conhece projeto do biodiesel cearense

12 de março de 2012 - 21:42

 

A missão de agricultores de seis países africanos vai conhecer a experiência do Ceará na área de biocombustíveis. Nesta terça-feira (13) eles visitam a usina de biodiesel de Quixadá

Agricultores africanos que trabalham com a produção de oleaginosas participam de missão no Nordeste Brasileiro para conhecer o programa do Biodiesel. Participam da missão representantes do  Niger, Guiné Bissau, Senegal, Benin, Mali e Cabo Verde.

Os visitantes foram recepcionados nesta segunda-feira (12) pelo secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins e conheceram a Câmera Técnica de Biodiesel do Ceará com breve apresentação sobre a participação da agricultura familiar no plantio de oleaginosas para o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) no Ceará.

“Eles querem usar o modelo brasileiro que vem sendo desenvolvido para a produção de biodiesel desde 2003, principalmente o que usa a agricultura familiar como principal fornecedora da matéria prima”, afirmou o coordenador estadual do Programa do Biodiesel no Ceará, Ademarzinho Holanda.

O secretário Nelson Martins destacou que para 2012 haverá um esforço para manter e fortalecer o programa do Biodiesel melhorando a produtividades com a utilização de técnicas de adubação orgânica do solo, feita pelas minifábricas de biocompostagem agrícola.

Nesta terça-feira (13), a comitiva visita a usina de biodiesel de Quixadá, um assentamento local onde acontece o plantio de mamona e a minifábrica de biocompostagem que funciona no município. A tarde, a comitiva embarca para a Bahia, onde conhecerá o mesmo programa naquele estado.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
comunicacao@sda.ce.gov.br