SDA entrega projetos de convivência com o semiárido

12 de março de 2012 - 21:14

Foram beneficiadas prefeituras e associações comunitárias que assinaram convênios para executar projetos de convivência com o semiárido cearense

Solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (12), no Parque de Exposições Governador César Cals, entregou diversos projetos de práticas agrícolas e convivência com o semiárido cearense para trabalhadores da agricultura familiar do interior cearense.

Os projetos são desenvolvidos pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e executados pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF), com recursos do tesouro estadual e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP).

Entre os benefícios entregues estão a modernização de casas farinha para o fortalecimento da mandiocultura no Ceará que irão beneficiar seis municípios do interior, sendo eles, Milagres, Redenção, Crato, Ararendá, Itarema e Ocara. Os novos equipamentos produzirão farinha de qualidade. Ao todo, foram investidos R$ 125 mil em sete projetos, sendo dois em Itarema, e um nos demais municípios.

43 produtores/irrigantes de base familiar receberam kits de medidores horo-sazonais. O equipamento garante aos produtores a redução na conta de energia elétrica em até 73% utilizado entre 21h30min a 6h para projeto de irrigação. Cada medidor horo-sazonal custa aproximadamente R$ 800. O investimento foi de R$ 34.400,00.

“Nós estamos muito satisfeitos, pois esses projetos realmente vão ao encontro das necessidades dos agricultores. Um projeto de casa de farinha garante uma produção de farinha com qualidade, um medidor horo-sazonal permite uma economia de energia”, destacou o titular da CODAF, Itamar Lemos.

Práticas Agrícolas de convivência com o semiárido

Foram assinados também 16 convênios com oito municípios e oito associações comunitárias para garantir a implantação das práticas agrícolas mecânicas e edáficas vegetativas e agroecológicas para o armazenamento de água no solo, além de reduzir a degradação.

“As práticas agrícolas se adequam ao clima do semiárido brasileiro e fazem com que o agricultor tenha menor vulnerabilidade com seu plantio. A SDA ensina aos gestores desses programas como é possível se adequar ao clima e ter uma boa colheita”, afirmou Itamar Lemos.

O investimento total é de R$ 489.100,00, oriundos do tesouro estadual. Os municípios beneficiados são Apuiarés, Baixio, Catunda, Ererê, Limoeiro do Norte, Ibicuitinga, Miraíma, Milhã, Ocara, Palhano, Redenção e Uruburetama.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que os projetos que foram entregues trabalham a convivência com o semiárido e com a inclusão produtiva dos agricultores familiares. “Essas ações geram inclusão produtiva e ainda permitem que nós possamos gerar emprego para os agricultores beneficiados, pois a produção essa produção é aproveitada pela SDA”, afirmou.

Minifábricas de biocompostagem orgânica

Cinco associações localizadas nos municípios de Carnaubal, Santa Quitéria, Jaguaretama, Icó e Itapajé assinaram convênio com a SDA para a produção do composto orgânico do Biodiesel, para as produções de mamona e girassol, nos quais serão investidos R$ 435 mil reais.

Atualmente já estão funcionando três minifábricas, nos municípios de Quixadá, Canindé e Monsenhor Tabosa. Outras 4 estão em fase de implantação, nos municípios de Itatira, Pedra Branca, Boa Viagem e Tauá.

“Atualmente nós produzimos 15 mil toneladas de oleaginosas por ano. Cada uma dessas minifábricas tem a capacidade de produzir 300 toneladas de abudo orgânico por ano. Esse adubo orgânico é enriquecido com calcário e fosfato para deixar o solo fértil para receber o plantio da mamona”, destacou Adermazinho Holanda, coordenador estadual do programa do Biodiesel. Segundo ele, até meio deste ano, mais cinco convênios para a construção de novas minifábricas serão assinados. “Com esses novos convênio nós devemos dobrar a nossa produção de oleaginosas no Ceará deve dobrar.

Além do secretário Nelson Martins, participaram do evento o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta e os prefeitos dos municípios que assinaram os convênios.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510