SDA e Embrapa apresentam ações do programa Rota do Cordeiro

14 de março de 2012 - 17:39

Serão investidos mais de R$ 1,6 milhão e as ações iniciam neste mês de março, por meio de um trabalho conjunto entre SDA e Embrapa

Representante da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa) apresentaram, nesta terça-feira (13), a proposta de trabalho para implantação do Programa Rota do Cordeiro, no Ceará. Serão investidos mais de R$ 1,6 milhão e as ações do projeto iniciam neste mês de março, por meio de um trabalho conjunto entre SDA e Embrapa. A apresentação aconteceu na Superintendência do Banco do Brasil, durante reunião semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto).

O Programa Rota do Cordeiro conta com apoio financeiro do Ministério da Integração Nacional para inovação tecnológica em ovinocultura de corte, em regiões com produção tradicional de ovinos, mas que apresentam baixos indicadores socioeconômicos. Será implantada uma unidade técnica de referência no município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns. Lá serão desenvolvidas ações em melhoramento genético, nutrição animal e de capacitação para 120 produtores locais beneficiados com o programa.

A Embrapa irá gerenciar um núcleo de melhoramento genético que será criado em Sobral. O núcleo contará com infraestrutura apropriada para de animais de auto padrão genético. Serão formadas  parcerias com os futuros Centros de Inteligência de Caprinos e Ovinos para capacitação de técnicos e de produtores rurais.

O supervisor do Núcleo de Ovinocaprinocultura da SDA, Antônio Nunes, destaca a inserção  produtiva dos ovinocultores como um dos aspectos positivos do programa. Para Nunes, o programa representa uma tentativa de se romper com um modelo tradicional, de venda de animais na porta da propriedade rural. “Esperamos convencer os produtores que comercializar os animais em grupo é melhor do que se fazer isso de forma pulverizada”, afirmou.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Comunicação
comunicacao@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA