Começa a I Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural

15 de março de 2012 - 19:38

O evento discute até sexta-feira (16), políticas públicas de assistência técnica a serem executadas pelos Governos do Ceará e Federal

Foi aberta nesta quinta-feira (15), a I Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Ceará. O encontro prossegue até amanhã (16), quando serão eleitos os delegados do Ceará para a Conferência Nacional de Assistência Técnica que será em Brasília, entre os dias 23 e 26 de abril, em Brasília.

Na abertura da Conferência, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que é importante o investimento em assistência técnica, principalmente para os agricultores familiares, a fim de que haja desenvolvimento sustentável no campo através da convivência com o semiárido.

“A assistência técnica precisa ser prestada por parte da Ematerce e também de organizações não governamentais. Nós precisamos aprofundar esse debate, pois é através da assistência técnica que nós temos condições de implantar os projetos de erradicação da extrema pobreza na zona rural e garantir a inclusão econômica dos nossos agricultores”, afirmou Nelson Martins.

Duzentos delegados que foram eleitos nas 13 conferências territoriais de ATER que aconteceram no primeiro bimestre de 2012 estão discutindo as teses apresentadas em cada encontro para levar uma série de propostas do Estado do Ceará para ser debatida na conferência nacional.

“Nós vamos discutir a necessidade de uma política pública de ATER para o Estado do Ceará que atenda a agricultura familiar e tenha foco no desenvolvimento rural e sustentável no campo”, afirmou Graça Almeida, coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza, da SDA. “Nós precisamos buscar novas tecnologias para desenvolver o campo, não adianta apenas usar a enxada para fazer a agricultura”, completou.

Participam da Conferência Estadual, além dos 200 delegados, representantes dos órgãos de assistência técnica, agricultores familiares, sindicatos dos trabalhadores rurais, quilombolas, mulheres e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Outro ponto em debate será a elaboração de uma legislação estadual de assistência técnica a ser encaminhada à Assembleia Legislativa. Ainda vai haver reuniões em todo o Ceará para que seja elaborado o documento inicial. O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, destacou a necessidade de haver mais escolas de escolas agrícolas no interior cearense. “Elas vão estimular os jovens a trabalharem na agricultura familiar e ainda durante o período em que eles estiverem cursando o ensino médio vão aprender a trabalhar no campo”, informou.

No Ceará, o diretor de assistência técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins, participou da abertura do encontro, e destacou a política do Governo Federal de investimento no meio rural, para gerar desenvolvimento para o Brasil. “Em 2010 foi sancionada a lei nacional de Assistência Técnica (12188/10) que institucionalizou essa política, como política de estado. Em todos os estados nós estamos discutindo os rumos dessa política, que serão levados à Conferência Nacional, que vai produzir um conjunto de diretrizes para aperfeiçoar a política de assistência técnica no Brasil”.

Nesta sexta-feira (16) acontecerá, a partir das 9 horas, a eleição dos 20 delegados que representarão o Ceará na Conferência Nacional e será publicado documento com as propostas do Estado para as políticas local e nacional de ATER.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
comunicacao@sda.ce.gov.br