Ceará recebe missão do FIDA

20 de março de 2012 - 19:04

Representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) ficarão em Fortaleza até 30 de março, discutindo ações para combater a extrema pobreza no meio rural

A missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) foi recebida na manhã desta terça-feira (20) pelos secretários do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo.

Até o próximo dia 30 de março eles participam de reuniões com representantes do Governo do Estado para elaborar ações que vão incrementar o Projeto Paulo Freire, voltado para a capacitação de agricultores familiares de 26 municípios cearenses, localizados no territórios de Sobral, Sertão dos Inahmuns e Crateús e Cariri Oeste, com altos índices de extrema pobreza.

O secretário Nelson Martins destacou a importância da missão do FIDA no Ceará por ser um importante parceiro do Estado do Ceará no combate à extrema pobreza. “Nós precisamos sempre buscar novas ações para contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar, que é mais uma alternativa que nós temos para a geração de riqueza no Ceará”, destacou.

O gerente do FIDA no Brasil, Ivan Cossio, destacou a importância das parcerias que o FIDA e o Estado do Ceará vêm assumindo para combater a pobreza. “O Governo do Ceará se apresenta com uma elevada qualidade de diálogo e institucional, que consegue viabilizar os projetos e os recursos para desenvolver o Estado”, afirmou.

Projeto Paulo Freire

O Projeto Paulo Freire será executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e tem como objetivo contribuir para a redução da pobreza rural no semiárido cearense através do desenvolvimento do capital humano e social e do desenvolvimento produtivo sustentável pautado na geração de renda, no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.

O projeto vai atender 26 municípios que possuem altos índices de extrema pobreza. Inicialmente serão beneficiadas cerca de 25 mil famílias com as ações que serão desenvolvidas.

Segundo Ivan Cossio, as principais metas do FIDA com o Projeto Paulo Freire são: contribuir com a redução da extrema, investindo no capital humano, promovendo principalmente a capacitação dos agricultores familiares para que eles criar e gerir o próprio negócio, reduzir a extrema pobreza nos municípios atendidos em pelo menos 35%, criar associações comunitárias e econômicas com capacidade de gestão autônoma comandadas pelos próprios trabalhadores.

Para o secretário de Planejamento, Eduardo Diogo, um dos desafios do Ceará ainda é acabar com a extrema pobreza. “Essa missão será árdua, mas nós do Governo do Estado estamos decididos a investir em ações que possam reduzir consideravelmente os índices de extrema pobreza no Estado através do investimento na agricultura familiar”, afirmou. “O FIDA é importante parceiro do Governo neste aspecto”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Comunicação
comunicacao@sda.ce.gov.br