SDA promove encontro com parceiros do PAA

21 de março de 2012 - 18:54

O evento objetiva divulgar e pactuar o novo modelo de operação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)entre União, Estados e Municípios

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promovem, amanhã (22), em Fortaleza, encontro com Prefeitos e secretários municipais de agricultura do Ceará. O evento será no Ponta Mar Hotel, a partir das 8h30 e objetiva divulgar e pactuar o novo modelo de operação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A coordenadora da Secretária de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Danielle Chalub, e a Diretora do Departamento de Aquisição e comercialização da Produção da Agricultura Familiar do MDS, Denise Reif Kroeff, estarão presente no encontro.

De acordo com a coordenadora estadual do PAA, Mônica Macedo, os gestores municipais vão poder assinar o Termo de Adesão com o Estado, através da SDA, ou diretamente com o MDS. “O objetivo é ampliar os recursos para os agricultores familiares atendidos pelo programa”, frisou. Atualmente, os produtores fornecem alimentos ao PAA, através de convênio com o MDS, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário. A vigência do convênio é até dezembro de 2012.

Conforme a coordenadora do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural, Graça Duarte, serão beneficiados prioritariamente agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar  (DAP/Pronaf) e que tenham renda mensal igual ou inferior a R$ 70. “Agora temos a oportunidade de trabalhar neste novo modelo que desburocratiza mais o acesso dos agricultores familiares ao programa”, ressaltou.

O Termo de Adesão vai contemplar os territórios Inhamuns/Crateús, Cariri, Vales do Curu e Sertão Central. Inicialmente, serão 70 municípios atendidos nesta nova modalidade.

Evento de divulgação e pactuação do novo modelo de operação do PAA

Local: Av. Beira Mar, 2200, Fortaleza

Data: 22 de março