PAA define metas para 2012 no Ceará

22 de março de 2012 - 20:20

70 municípios cearenses serão atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. O número de beneficiados será definido de acordo com a capacidade de cada município

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou na manhã desta quinta-feira (22), solenidade para divulgar o novo modelo de operações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A solenidade contou com as presenças das representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Reif Kroneff, diretora do departamento de aquisição e comercialização dos produtos da agricultura familiar, e Danielle Chalub, coordenadora da Secretaria de Segurança Alimentar.

Estiveram presentes representantes dos diversos municípios que já são atendidos pelo PAA e daqueles que assinarão o termo de adesão.

O programa

O Programa de Aquisição de Alimentos distribui alimentos para entidades socioassistencialistas que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional ou vulnerabilidade social. O PAA compra alimentos dos agricultores familiares e doa a essas entidades, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, gerar emprego e renda no campo e garantir o direito à alimentação das famílias que vivem nessa situação.

De acordo com a coordenadora estadual do PAA, Mônica Macedo, os gestores municipais poderão assinar o Termo de Adesão com o Estado, através da SDA, ou diretamente com o MDS. “O objetivo é ampliar os recursos para os agricultores familiares atendidos pelo programa”, frisou. Atualmente, os produtores fornecem alimentos ao PAA, através de convênio com o MDS, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário. A vigência do convênio é até dezembro deste ano.

Atualmente no Ceará, o PAA beneficia 35.900 famílias, através de 596 entidades cadastradas no programa. São 2.756 agricultores familiares que fornecem os alimentos e até o momento foram distribuídas 3.717 toneladas de alimentos pelo programa.

Serão 70 municípios atendidos pelo PAA. Cada município irá cadastrar o número de agricultores de acordo com a sua capacidade. Os recursos para a compra dos alimentos serão distribuídos diretamente para os municípios. A diretora do departamento de aquisição e comercialização dos produtos da agricultura familiar do MDS, Denise Reif Kroneff, destacou que o Governo Federal está intensificando as ações de combate à extrema pobreza no campo. “Nós temos no campo 8 milhões de pobres, e por determinação da presidenta Dilma Rousseff isso tem que acabar até 2014. Para isso, nós precisamos desburocratizar o PAA para permitir que mais agricultores possam fornecer os alimentos e mais associações possam beneficiar essas pessoas”.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou a importância do PAA tanto para garantir alimentação para pessoas em situação de insegurança alimentar como para os agricultores familiares que podem comercializar a produção com a SDA que faz a doação para as entidades. “O MDS assinou termo de adesão com o Estado e os municípios. Nós vamos ampliar o número de beneficiários de acordo com a nossa capacidade”, afirmou. “Com o PAA, nós garantimos aos agricultores que a sua produção será comercializada”.

A presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, que também é prefeita do município de General Sampaio, destacou que o PAA está transformando a vida dos agricultores familiares. Segundo ela, o programa tem sido fundamental para valorizar a produção do interior cearense, fazendo com eles possam vender seus produtos para alimentar os que precisam de ajuda do Poder Público.

Participaram do evento, o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, o coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária, Márcio Peixoto, a coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Combate à pobreza rural, Graça Duarte, e a coordenadora estadual do PAA, Mônica Macedo.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – Estagiário de Jornalismo
comunicacao@sda.ce.gov.br