SDA discute implantação de quintais produtivos no interior cearense

27 de março de 2012 - 21:12

O evento acontece nesta quinta-feira (29) no Parque de Exposições César Cals, e vai contar com a presença de prefeitos e secretários dos municípios contemplados

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quinta-feira (29), às 10h30min, reunião com prefeitos e secretários municipais de Agricultura para discutir a implantação de quintais produtivos em 67 municípios cearenses, que servem para as famílias da agricultura familiar cultivarem, em casa, a sua produção para consumo próprio ou comercialização do excedente.

Através de convênio assinado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a SDA irá construir 4200 quintais produtivos com cisternas de enxurrada, e mais 1500 com barragens subterrâneas, sendo um total de 5700. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 82 milhões, dos quais R$ 73 milhões são recursos do MDS e o restante, R$ 9 milhões, é a contrapartida do Estado, através da SDA.

As cisternas de enxurrada são utilizadas para acumular água das chuvas para serem usadas para a agricultura familiar, através dos quintais produtivos, onde as famílias poderão cultivar a produção para ser comercializada. Também serão construídas barragens subterrânea em pequenos riachos nas comunidades, que acumulam água no subsolo, e serão usadas nos quintais produtivos.

“Com a construção desses quintais produtivos nós oferecemos aos trabalhadores da agricultura familiar a oportunidade de comercializar esta produção. Faz parte da política do Governo do Estado e do Governo Federal de combate à pobreza no campo através do desenvolvimento agrário”, afirmou o secretário Nelson Martins.

A construção dos quintais produtivos será feita por Organizações Não Governamentais selecionadas através de editais. As comunidades beneficiadas serão indicadas pela comissão do Programa de Convivência com a Seca (PACS) de cada município. Têm assento na comissão, representantes da Prefeitura Municipal, da Ematerce, dos trabalhadores rurais e da igreja.

Serviço:

Discussão sobre a implantação de 5700 quintais produtivos no interior do Ceará