CEDR conhece o Projeto Paulo Freire

30 de março de 2012 - 17:27

Durante a reunião, o colegiado conheceu também os resultados das Conferências Territoriais e Estadual de Assistência Técnica, realizadas entre os meses de fevereiro e março

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, que também é presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR), conduziu na manhã desta sexta-feira (30) a reunião ordinária do colegiado. Na ocasião, os conselheiros conheceram as ações do Projeto Dom Helder Câmara, no Ceará.

O Projeto Dom Helder Câmara atua em seis estados do Nordeste localizados na Região do Semiárido, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará, atendendo a um total de 77 municípios. Se concentra na capacitação de formação, pela experiência. Agricultores familiares e assentados da reforma agrária através dos Comitês Territoriais e do Comitê Gestor, discutem suas necessidades, opinam sobre as possibilidades e definem ações prioritárias que possam alterar, significativamente, o rumo de suas vidas. A apresentação das informações foi feita pelo diretor do Projeto Dom Helder Câmara no Nordeste, Espedito Rufino.

Especificamente no Ceará, o Projeto Dom Helder Câmara, atua na organização de cadeias produtivas como a caprinocultura leiteira, que fornece para o programa Leite Fome Zero, a apicultura e as fruticultura. Os municípios atendidos estão localizados nas Regiões do Sertão Central e Sertão dos Inhamuns/Crateús. “Nós ensinamos práticas de convivência com o semiárido aos agricultores familiares. Hoje eles comercializam os seus produtos em importantes feiras de frutas e animais. O principal de tudo isso é que temos parceria com o Estado para que essas famílias possam acessar às políticas públicas”, afirmou Expedito Rufino. “Os agricultores familiares precisam de informação e conhecimentos para movimentarem a sua produção”.

Missão do FIDA

O secretário Nelson Martins também apresentou aos conselheiros os resultados da missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA – que assinou compromissos de investimentos no Ceará para combater à extrema pobreza.

O FIDA atenderá 31 municípios cearenses através do Projeto Paulo Freire, que é semelhante ao Dom Helder Câmara, no que diz respeito ao desenvolvimento de capacidades produtivas. De acordo com o titular da SDA, “o FIDA reconheceu o Projeto Dom Helder Câmara como um dos mais avançados do Brasil e quer o Ceará como parceiro no combate à extrema pobreza, espelhando-se nesses resultados”.

Conferências de ATER

O CEDR ficou a par dos resultados apresentados pelas conferências territoriais e pela conferência estadual e assistência técnica e extensão rural – ATER. Foram realizadas 13 conferências territoriais e a conferência estadual, envolvendo um público de aproximadamente 1500 participantes em cada um dos encontro.

Segundo Walmir Severo, diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), foi elaborado, na conferência estadual um documento contendo 10 macrodiretrizes, que sintetizam as 263 proposições apresentadas pelas conferências territoriais. O documento será levado para a Conferência Nacional de ATER que acontecerá em Brasília, entre os dias 23 e 26 de abril.

“A discussão no Ceará foi bastante madura, e os agricultores estão conscientes da importância da assistência técnica para que eles possam aumentar a sua produção”, afirmou Severo. “Agora nós vamos debater com a SDA a política estadual de ATER e uma lei estadual de ATER que será encaminhada para a Assembleia Legislativa”, completou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510