Conseagri discute pauta de interesse do Nordeste

3 de abril de 2012 - 22:17

Entre os temas abordados, a solicitação de ações do Governo Federal, em parceria com os Estados, para amenizar os efeitos da seca no Nordeste

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, participou nesta terça-feira da reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura – Conseagri. Secretários de Agricultura e Desenvolvimento Agrário de 24 estados e do Distrito Federal participaram do encontro. Todos os estados da Região Nordeste estavam presentes.

Na pauta, a solicitação de recursos federais e de políticas públicas para minorar os efeitos da seca em todo o Brasil, principalmente na Região Nordeste.

Pela manhã, a reunião do Conseagri foi com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, à tarde, o encontro foi com o titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas.

Na pauta de reivindicações da Região Nordeste, a antecipação do pagamento do Garantia-Safra, mais projetos de irrigação para a Região, que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disponibilize milho para a alimentação animal a preços mais baixos e que sejam desenvolvidas ações de convivência com o semiárido, com projetos agroecológicos integrados e sustentáveis.

Pacto Federativo

O secretário Nelson Martins solicitou ainda ao MDA a liberação da segunda parcela do Pacto Federativo, com investimentos superiores a R$ 44 milhões, sendo R$ 22 milhões do Governo Federal e mesma contrapartida do Governo Estadual.

“A liberação da segunda parcela do Pacto Federativo vai permitir à SDA adquirir 113 carros novos para os novos escritórios da Ematerce”, afirmou o secretário Nelson Martins.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br