Leite Fome Zero comemora bons resultados

10 de abril de 2012 - 12:09

Em 2012, a pretensão do programa é beneficiar 3.700 produtores e fomentar a produção de leite caprino para atender mais 10 municípios

Atualmente, cerca de 2.700 produtores fornecedores beneficiados, 180 municípios atendidos, e uma cota diária de distribuição de 95 mil litros de leite bovino e cinco mil de leite caprino, além da implantação de centros de distribuição de leite de cabra em Tauá e Limoeiro do Norte. Estes são os resultados comemorados pelo Programa Leite Fome Zero estadual, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A ação visa promover o aumento da renda, trabalho e melhoria na qualidade de vida dos agricultores familiares. A técnica do programa, Gizeli Morais, ressalta que os avanços são frutos de ações planejadas e de medidas como implantação de um novo sistema de gerenciamento das ações, onde se encontram cadastrados os produtores fornecedores, beneficiários e laticínios credenciados.

Gizeli Morais lembra também que para otimização das ações a coordenação do programa realiza, constantemente, oficinas, fóruns e reuniões com os parceiros. “Estes encontros deram origem á sugestões, diante da formalização das dificuldades encontradas na execução do Programa nos municípios”, frisou.

Metas para 2012

De acordo com o coordenador estadual do Leite Fome Zero, Márcio Peixoto, a pretensão do programa é beneficiar 3.700 produtores, fomentar a produção de leite caprino para atender mais 10 municípios e priorizar os beneficiários de programas sociais que se encontram em extrema pobreza, segundo meta do Governo Federal.

Para armazenar a produção, é preciso tanques de resfriamento de leite instalados nas comunidades. No Ceará, são 149 tanques de resfriamento de leite em funcionamento e “a meta é instalar mais 79 equipamentos destes em 2012”, informou.

O coordenador lembra também que a SDA planeja trabalhar o melhoramento genético de bovinos e caprinos com 90 associações comunitárias. A ideia é aumentar a produção de leite, proporcionar alimentação diária de qualidade para os beneficiários do programa, além de garantir a inserção do agricultor familiar no mercado formal, gerando renda e fixando as famílias no campo.

O programa

O Programa Leite Fome Zero, uma parceria firmada entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Governo do Estado, adquire o leite do produtor e distribui para crianças (de dois a sete anos), gestantes, nutrizes e idosos (acima de 60 anos), em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br |asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA